Equipes do Campus Caxias do Sul participam da primeira edição da Competição de Robótica – Modalidade Robô Seguidor de Linha

No dia 5 de dezembro de 2023, ocorreu a Competição de Robótica – Modalidade Robô Seguidor de Linha, em sua primeira edição. A prova foi realizada no Saguão do Bloco D do Campus Caxias do Sul, em frente ao RoboLab Caxias. A ação, vinculada ao projeto de pesquisa “Estudo e desenvolvimento de robôs autônomos” e ao projeto de ensino “Aprendizagem de robótica por meio da construção e da programação de robôs”, contou com a presença do diretor geral, Prof. Jeferson Luiz Fachinetto, diretor de ensino, Prof. Vitor Schlickmann, coordenador de pesquisa, Prof. Josimar Vargas, coordenador de extensão, Prof. Paulo Roberto Janissek, além de estudantes e servidores que prestigiaram o evento. Os projetos executados e as atividades realizadas foram desenvolvidas sob coordenação da Profa. Greice da Silva Lorenzzetti Andreis em parceria com o Prof. André Augusto Andreis e com o técnico-administrativo Bruno Bueno.

Ao longo do ano, os bolsistas Kauan Gabriel Anselmo Fonseca e Vitor Hugo Comparin Novello, estudantes do 1º ano do Curso Técnico em Plásticos, acompanharam, nas terças-feiras, os estudantes atendidos pelos dois projetos. As práticas não só envolveram os cursos “Robótica com Lego – Módulo I” e “Robótica com Lego – Módulo II”, como também  o desenvolvimento de robôs seguidores de linha para participação na Olimpíada Brasileira de Robótica, realizada no mês de agosto, na Unisinos, e na primeira Competição de Robótica do Campus Caxias.

A Competição foi baseada na prova da OBR, cuja temática é um ambiente de desastre hostil, no qual um robô autônomo deve resgatar todas as vítimas, sem a interferência humana. O pontuador utilizado na Competição foi desenvolvido pelo bolsista Gabriel Coimbra de Oliveira da Silva, estudante da Engenharia de Produção, e pelo estudante Leonardo Franco Lima, estudante do 1º ano do Curso Técnico em Plásticos, com base no pontuador utilizado na OBR 2023.

Confira a classificação das equipes e a galeria de fotos!

1º lugar – Equipe Compactum

Felipe Pires Quevedo (TQ)

Leonardo Franco Lima (TP)

Rodrigo Webber de Oliveira (TFM)

2º lugar – Equipe Robô do Furto

João Gabriel Dos Passos Zilli (TFM)

Kauê Vargas Verlindo (TFM)

3º lugar – Equipe Robolinos

Eduardo Padilha Gonçalves  (TQ)

Júlia Menezes de Alencar (TQ)

Nicolas Pereira Oliveira (TQ)

4º lugar – Equipe Muskers

Geórgia Boss Stecker (TQ)

Luiza de Almeida (TQ)

Nicole Bottinger Ribeiro (TQ)

Pedro Henrique Andretta Moschen (TQ)

Texto: Greice da Silva Lorenzzetti Andreis, André Augusto Andreis e Bruno Bueno. Revisão: Silvana Kissmann.