Equipe do IFRS Campus Caxias do Sul Participa de Encontro Internacional de Xadrez

O Projeto Xadrez: Educando Saberes, do IFRS Campus Caxias do Sul, está sendo representado no II Encontro Internacional de Pesquisadores em Xadrez, promovido pelo IFPR Campus Paranaguá e pela Federação de Xadrez do Paraná, nos dias 23/11/20 à 26/11/20.

Houve a apresentação do relato de experiência sobre o projeto de Xadrez do Campus Caxias do Sul , no dia 25/11, contando a trajetória da ação. O estudante Eduardo José Menegotto (4TQ-T), bolsista no ano de 2018, representou o projeto.

A ação foi desencadeada a partir da iniciativa da professora Heloisa Santini que durante as aulas de Educação Física, no ano de 2015, percebeu o interesse dos estudantes pela modalidade e em  parceria com o professor Augusto Massashi Horiguti, do IFRS Campus Farroupilha, desenvolveu o projeto.

O Projeto foi estruturado, qualificado e está sendo ampliado no decorrer dos anos. Atualmente os estudos regulares de Xadrez e da ação Xadrez Acessível (atendendo estudantes com deficiências física e visual) ocorrem via Google Meet e plataformas digitais.

O Xadrez atua nos Quatro Pilares da Educação: o saber, o saber fazer, o saber ser e o saber conviver. A importância do projeto está para além das premiações, ocorrendo no processo formativo, agregando valores e habilidades como a resiliência, a liderança, o respeito e a disciplina, contribuindo assim para a formação dos estudantes como indivíduos e membros da sociedade.

O projeto de ensino, Xadrez: educando saberes, é coordenado pela professora Heloisa Santini. Neste ano está sendo desenvolvido com os bolsistas Artur Quilante Godinho (2TFM-T) e Elisa Belquis de Assumpção (1TQ-M), com apoio do professor Nicolas Moro Müller e da Assistente de Alunos Aline Regina Horbach.

Texto: Heloisa Santini