Enem 2024 – Pedido de isenção da taxa pode ser feito de 15 a 26 de abril

As notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) valem para ingresso nos cursos técnicos subsequentes e superiores de graduação do IFRS.

O período para solicitar a isenção da taxa de inscrição no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024 vai de 15 a 26 de abril de 2024. O prazo também vale para as justificativas de ausência na edição de 2023. O Ministério da Educação (MEC), por meio do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), divulgou o cronograma de solicitação de isenção e as regras, no Edital 34/2024, disponível no portal do Inep.

Os interessados devem pedir a isenção pela Página do Participante, com o Login Único do Gov.br. Quem não lembrar a senha da conta poderá recuperá-la seguindo as orientações da própria plataforma.

Quem pode fazer o Enem de graça? O Inep prevê a gratuidade para aqueles que se enquadram nos seguintes perfis:

• Matriculados na 3ª série do ensino médio (neste ano de 2024) em escola da rede pública declarada ao Censo Escolar;
  • Quem fez todo o ensino médio em escola pública ou como bolsista integral em escola privada;
  • Pessoas em situação de vulnerabilidade socioeconômica por serem membros de família de baixa renda, com registro no CadÚnico.

Quem não compareceu aos dois dias de Enem em 2023 precisa justificar a ausência caso queira participar da edição de 2024 gratuitamente.

📌Confira o cronograma de isenção:

Solicitação de isenção da taxa/Justificativa de ausência: de 15 a 26 de abril

Resultado das solicitações de isenção da taxa/Justificativa de ausência: 13 de maio

Período de recursos: de 13 a 17 de maio

Resultado dos recursos: 24 de maio

✏️Enem

O Exame Nacional do Ensino Médio avalia o desempenho escolar dos estudantes ao término da educação básica. Ao longo de mais de duas décadas de existência, o Enem se tornou a principal porta de entrada para a educação superior no Brasil. As notas do Enem valem para ingresso nos cursos técnicos subsequentes e superiores de graduação do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS).

Com informações da Assessoria de Comunicação Social do MEC e do Inep