Curso de Engenharia Metalúrgica recebe nota máxima em avaliação do MEC

A Engenharia Metalúrgica do Campus Caxias do Sul do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) conquistou nota máxima  – conceito 5 – na avaliação de reconhecimento de curso realizada pelo Ministério da Educação (MEC), em uma escala que vai de 0 a 5. A divulgação ocorreu nesta terça-feira, 20 de dezembro de 2022. O curso é ofertado gratuitamente no campus no turno da noite e atualmente tem cerca de 170 estudantes.

Os avaliadores destacaram o compromisso da instituição “com a qualidade de ensino, a constante busca de aprimoramento das práticas pedagógicas e do planejamento de ensino em busca da construção de um curso promissor”.

Na avaliação, é considerada a organização didático-pedagógica, o corpo docente e a infraestrutura disponíveis para o curso. Uma comissão de avaliadores do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep/MEC) analisa documentos como o projeto pedagógico, o currículo dos professores, o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), relatórios da Autoavaliação Institucional, e também conversa com gestores, docentes e alunos.

Sobre o curso

O curso é o único no município de Caxias do Sul e o primeiro do Brasil a ser realizado no turno da noite. Ofertado desde 2017, teve origem a partir de uma pesquisa de demanda realizada com a comunidade. O perfil do egresso e o perfil do curso foram pensados com foco no atendimento do Arranjo Produtivo Local de Caxias do Sul, que é essencialmente metalmecânico.

A coordenadora, professora Fabiana Lopes da Silva, destaca que a maioria dos estudantes já atua em empresas da região. “O curso foi pensado para aproveitar a potencialidade local e do campus, tanto em termos de infraestrutura quanto em capacitação docente, uma vez que já tínhamos outro curso superior na área, o de Tecnologia em Processos Metalúrgicos (o qual continua sendo ofertado)”, complementa.

Saiba mais na página do curso de Engenharia Metalúrgica do Campus Caxias do Sul