Coordenação de Assistência Estudantil lança série informativa : Anota AE!

Devido às mudanças em nossa rotina institucional, estamos criando o “Anota AE!“, uma série informativa dedicada à reflexão e compartilhamento de dicas, orientações e informações relevantes para o estudante, abordando tanto questões da vida escolar, quanto aspectos biopsicossociais, saúde mental e qualidade de vida. Nosso primeiro assunto é “Isolamento social e saúde mental em tempos de COVID-19”.

Sugestões de temas podem ser encaminhadas para: [email protected]

Isolamento social e saúde mental em tempos de COVID-19 – Anota AE!

A pandemia de Coronavírus (COVID-19) tem alterado a rotina de todos. Aulas suspensas, trabalho remoto, incertezas em relação ao futuro, grandes dificuldades para os trabalhadores informais, dentre outras questões, têm gerado grande angústia e desconforto. Por isso, precisamos atentar para um aspecto que, devido a urgência de outros fatores básicos, nem sempre é lembrado, a saúde mental.

Pensando nisso, estamos compartilhando este conteúdo, para que possamos refletir e buscar estratégias que nos beneficiem e tornem esse momento um pouco menos desconfortável.

No vídeo abaixo, o psiquiatra Jairo Bouer, dá algumas dicas de como lidar melhor com a ansiedade e estresse. Elas são:

– Tente viver um dia de cada vez;

– Restrinja a quantidade de informação (procure, também, por informações confiáveis);

– Crie uma rotina;

– Desfoque, caso perceba que está ficando muito ansioso;

– Lembre-se que, isolamento não é solidão. Use os meios disponíveis para manter contatos.

Para ver o vídeo click aqui!

Se você for estudante da instituição e estiver passando por um momento difícil, está sendo oferecido o acolhimento psicológico por meios digitais (e-mail e Skype), mediante agendamento. Caso tenha necessidade entre em contato: [email protected]

Texto:  Jocianne Giacomuzzi Pires – Psicóloga , Coordenadoria de Assistência Estudantil.

Arte e edição: Luciano Cardoso

Fonte: BOLETIM Coronavírus: Isolamento social e saúde mental. Uol, São Paulo, 2020. Disponível em:  Notícias UOL  Acesso em: 24 de março de 2020.