Conheça a Cadeira de rodas com sistema modular, inovação do IFRS Campus Caxias do Sul

Patente de Modelo de Utilidade

Processo no INPI: BR 20 2015 009841-9
Nível de publicação/Kindcode: Patente de modelo de utilidade concedida
Último despacho INPI: Concessão de Patente ou Certificado de Adição de Invenção (28/04/2020)

O presente modelo de utilidade consta de uma cadeira de rodas para pessoas com deficiências de mobilidade de forma temporária ou definitiva, a qual possui um sistema de dobramento em forma de “S” composto por dois sistemas de articulações, sendo uma articulação entre a estrutura de encosto e estrutura de assento e a outra articulação entre a estrutura de assento e estrutura de frontal, no qual este último possui um sistema rotular bilateral.

5/9NÍVEL

Maturidade Tecnológica

VALIDAÇÃO EM AMBIENTE RELEVANTE DE COMPONENTES OU ARRANJOS EXPERIMENTAIS COM CONFIGURAÇÕES FÍSICAS FINAIS

Os componentes tecnológicos básicos são integrados com elementos de suporte razoavelmente realísticos, possibilitando testes em ambiente relevante e com maior fidelidade, em relação ao nível anterior. A validação ocorre em ambiente relevante de componentes ou arranjos experimentais com configurações físicas finais.

Ensaios LaboratoriaisProtótipos

CATEGORIAS

• Engenharias

INVENTOR(ES)

• JULIANO CANTARELLI TONIOLO
  • FABIO LEANDRO DE LIMA

OPORTUNIDADE DE TRANSFERÊNCIA DE TECNOLOGIA

• Licenciamento

PROBLEMA RESOLVIDO

A principal característica desta cadeira de rodas se dá pelo dobramento em forma de “S”, o que inova em nosso país, e reúne as melhores propriedades de versatilidade de transporte, sem perder a robustez. Solução alternativa que reúne o que há de melhor em cada um dos tipos de cadeiras de rodas amplamente disponíveis no mercado do tipo dobrável em X e do tipo monobloco rígido, respectivamente.

APLICABILIDADE E DIFERENCIAIS

O modelo de utilidade está baseado em uma cadeira de rodas de uso cotidiano para pessoas com deficiências temporárias ou definitivas. Peso até 120 kg.

VANTAGENS

A presente cadeira de rodas possui inovações em seu design com objetivo de facilitar seu transporte através de seu sistema de dobramento em forma de “S”, o qual dobra a estrutura de encosto através sistema particular de dobramento e a estrutura frontal com seu sistema rotular bilateral de dobramento, ambos em mesmo sentido de giro. Outra característica é que o presente equipamento dispensa a desmontagem de partes de sua estrutura para fins de transporte. A única parte destacável são as rodas traseiras as quais não são parte de sua estrutura. São utilizados eixos tipo quick release (é de conhecimento técnico e utilizados largamente para esta aplicação) para destacar as rodas traseiras.