Comunicado sobre aulas no dia 20 de abril (quinta-feira)

A Direção do campus informa que a instituição estará aberta no dia 20/04. Recentemente, tem ganhado notoriedade recentes trocas de mensagens em redes sociais  sobre ameaças de atos de violência em instituições de ensino no dia 20 de abril. Contudo, é importante destacar que não há qualquer elemento que justifique a preocupação com a segurança ou mesmo riscos à comunidade do nosso Campus. Assim, as atividades letivas seguem em sua normalidade. A instituição estará aberta com aulas ocorrendo para todos os cursos.

A fim de tranquilizar a comunidade acadêmica, destacamos que estamos atentos a todos os casos noticiados e adotando medidas emergenciais para que situações dessa natureza não ocorram no âmbito de nossa instituição, ao mesmo tempo que buscamos combater a desinformação e disseminação de falsas ameaças que estimulam um clima de insegurança entre os estudantes e suas famílias. Por isso, vamos tratar de forma responsável e discreta as ações institucionais para a prevenção de qualquer incidente no IFRS.

Cabe ressaltar que nosso campus já possui uma estrutura de segurança que conta com vigilância armada 24 horas; portões de acesso fechados durante os horários de aula, cercamento duplo – com cerca elétrica e concertina, impossibilidade de alunos menores de idade de deixarem as dependências do campus sem a autorização dos responsáveis; controle de acesso dos veículos através do uso de adesivos de identificação; câmeras de monitoramento em todas áreas externas e internas do campus. Neste dia 20/04, a vigilância estará reforçada e realizando rondas também nas áreas internas dos blocos. Ainda, a Brigada Militar foi acionada para fazer patrulhamento no entorno da escola.

Sendo assim, para garantir que tenhamos um ambiente seguro, é imprescindível que TODOS façam a sua parte, em especial, seguindo as seguintes orientações:

. Estudantes e Servidores que utilizarem o estacionamento do Campus  devem estar com o veículo identificado com adesivo.

. Qualquer aluno ou servidor flagrado com objetos não condizentes com as atividades acadêmicas serão imediatamente suspensos e o Campus informará as autoridades competentes, como Brigada Militar e Conselho Tutelar.

. Qualquer tipo de “brincadeira”, “pegadinha”, trote, piada ou assemelhados sobre o tema de segurança da comunidade no ambiente institucional ou virtual, será imediatamente encaminhado às autoridades competentes (Brigada Militar e Conselho Tutelar) e posterior suspensão.

. Evite disseminar informações que possam causar pânico em redes sociais (inclusive o Whatsapp). Caso receba alguma informação relevante, faça contato no e-mail [email protected] ou procure a direção do campus.

. Lembre-se que cada um tem responsabilidade sobre a forma como se manifesta presencialmente ou no ambiente virtual.

Salientamos que a colaboração dos pais e familiares também é importante para a construção de um espaço escolar seguro, estreitando o diálogo com os jovens e acompanhando os conteúdos acessados na internet e redes sociais. Há sinais de relação destes episódios com redes de discurso de ódio, que propagam ideias extremistas. Portanto, a ação preventiva tem início na parceria entre escola e famílias, com a identificação de comportamentos atípicos de associação dos jovens e adolescentes com conteúdos que incitam a violência.

Por fim, o IFRS está aberto para receber relatos e orientar os pais e estudantes a esse respeito, assim como os dirigentes das unidades estão à disposição para acolher e esclarecer suas comunidades acadêmicas sobre as medidas de segurança emergenciais adotadas. Além disso, foi criado um canal de comunicação específico para dúvidas ou denúncias, pelo e-mail: [email protected].