COMO SERÁ O PROCESSO SELETIVO DE ESTUDANTES 2022/1?

Devido às incertezas na situação de pandemia de Covid-19, o IFRS fez adaptações no formato da seleção dos candidatos para este Processo Seletivo 2022/1. Confira algumas informações:

📍 Cursos técnicos integrados ao Ensino Médio (são os que permitem a formação de Ensino Médio e técnica profissional ao mesmo tempo) – a seleção ocorrerá de duas formas diferentes, dependendo do campus de interesse.
  • Serão aplicadas provas presenciais de seleção para os cursos técnicos integrados dos campi Caxias do Sul, Erechim, Farroupilha, Feliz, Rio Grande, Sertão, Vacaria e Veranópolis.
  • E haverá sorteios entre os candidatos inscritos para os cursos técnicos integrados dos campi Alvorada, Bento Gonçalves, Canoas, Ibirubá, Osório, Porto Alegre, Restinga (Porto Alegre), Rolante e Viamão.

📍 Cursos técnicos integrados ao Ensino Médio na modalidade Educação de Jovens e Adultos – EJA (que possibilitam a formação de Ensino Médio e técnica profissional ao mesmo tempo, mas são voltados exclusivamente para estudantes com 18 anos ou mais) – a seleção para todas as vagas será por sorteios públicos entre os inscritos.📍 Cursos técnicos concomitantes ao Ensino Médio (dão a formação técnica profissional para os alunos que estão cursando o Ensino Médio em outra instituição de ensino) – a seleção será por sorteios públicos entre os candidatos inscritos.📍 Cursos técnicos subsequentes ao Ensino Médio (permitem a formação técnica para quem já tem o Ensino Médio completo) – a seleção será realizada por classificação a partir da nota obtida no Exame Nacional de Ensino Médio (Enem) para metade das vagas. Os candidatos poderão utilizar o resultado obtido no Enem das edições de 2016 até a de 2021. A outra metade das vagas será ocupada a partir de sorteios públicos entre os candidatos que selecionarem a opção “sorteio” na inscrição. Os candidatos também podem optar por concorrer pelas duas formas: nota do Enem e sorteio – basta escolher essa opção no momento da inscrição.📍 Cursos superiores de graduação (são os cursos de tecnologia, licenciatura e bacharelado, que podem ser cursados por quem já tem o Ensino Médio completo) – a seleção será realizada por classificação a partir da nota obtida no Exame Nacional de Ensino Médio (Enem) para todas as vagas. Os candidatos poderão utilizar o resultado obtido no Enem das edições de 2016 até a de 2021.

⚠️ Fique ligado ao cronograma e não esqueça de acessar este site com frequência para acompanhar as novas publicações.