Comemoração de Aniversário do IFRS Campus Caxias e Homenagem a Servidores

O dia 02 de agosto é o dia em que o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul Campus Caxias comemora seu aniversário, e no ano de 2023 comemoramos 13 anos de atividades em nossas instalações próprias. Essa trajetória foi celebrada com estudantes, servidores, autoridades e toda a comunidade da região que nos acolhe.

Estavam prestigiando essa celebração as seguintes autoridades: o Reitor do IFRS Júlio Xandro Heck, o Pró-Reitor de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação Eduardo Girotto, a Pró-Reitora de Extensão Marlova Benedetti, Pró-Reitora Adjunta de Extensão Daiane Toigo Trentin, Diretor Geral do IFRS Campus Caxias do Sul Jeferson Luiz Fachinetto, Diretora de Administração do IFRS Campus Caxias do Sul Liana Ferreira da Rosa Fernandes Vianna, Diretor de Ensino do IFRS Campus Caxias do Sul Eder Silva de Oliveira.

A história do campus Caxias do Sul inicia com a chamada pública do MEC/SETEC de 2007, para o apoio a fase 2 do plano de expansão da rede federal de educação tecnológica. A prefeitura municipal de Caxias do Sul doou, em 12 de dezembro de 2008, uma área de 30 mil metros quadrados, onde fica situado o campus hoje. Em 20 de março de 2009, ocorreu na câmara de vereadores, a audiência pública para definição dos cursos que seriam ofertados pelo campus. A partir dessa audiência, foram definidas as ofertas de quatro cursos superiores, sendo eles, tecnologia em metalurgia, tecnologia em logística, licenciatura em química e licenciatura em matemática, e cinco cursos técnicos, sendo eles, plásticos, química, mecânica, cozinha e em comércio. O campus Caxias do Sul entrou em funcionamento em 02 de agosto de 2010, na sede provisória localizada no bairro Floresta.

Em 2014, passou a funcionar na sede definitiva, num espaço de mais de 7.000m2 de área construída. Atualmente, mais de mil alunos estudam nos três turnos em que ocorrem os cursos.

Três dos quatro Diretores-Gerais do campus compartilharam sua experiência como Diretores da instituição, em diferentes períodos da nossa história, a Diretora-Geral de 2011 a 2015, senhora Tatiana Weber, que participou do evento remotamente e contou como foi o inicio da jornada, e a mudança para sede atual do campus, o Diretor-Geral pro Tempore de 2015 a 2016 e Diretor-Geral de 2016 a 2020, o senhor Juliano Cantarelli Toniolo, que compartilhou conosco como foram as obras para construção do bloco A2 e as dificuldades superadas pelo campus nessa época e por fim, tivemos a fala do Diretor-Geral da gestão atual, o senhor Jeferson Luiz Fachinetto, que reiterou a importância de eventos como este e exaltou sua equipe diretiva e seu ótimo trabalho feito, mesmo em anos de pandemia.

Além dos diretores, tivemos também falas e relatos de técnicos, docentes e discentes que acompanharam o inicio do IFRS Campus Caxias, são eles:

• Um dos docentes mais antigos do campus Caxias do Sul – Arlan Pacheco Figueiredo;
  • Um dos técnicos mais antigos do campus Caxias do sul – Simão Mendes de Moraes;
  • Uma das ex-alunas da primeira turma de Técnico em Plásticos Integrado ao Ensino Médio – Karina dos Reis Costantin;
  • Uma das ex-alunas da segunda turma de Técnico em Química Integrado ao Ensino Médio – Lindaines neves Zulian da Silva;
  • E o Professor Érick Scopel, que foi aluno de uma das primeiras turmas de Licenciatura em Matemática, além de já ter sido estagiário, bolsista e agora docente da nossa instituição.

Depois de relatos emocionantes e inspiradores, ocorreu a entrega das Menções Honrosas aos servidores que completaram 10 anos de Serviço Público Federal no ano de 2023, além das menções dos que já completaram estes 10 anos nos anos de 2020, 2021 e 2022, menções estas que não puderam ser entregues por consequência do período de Covid-19 que se sucedeu no inicio do ano de 2020.

Veja abaixo, algumas fotos deste evento: