Início do conteúdo

Campus Caxias do Sul e as ações de prevenção da covid-19


     O distanciamento social não é sinônimo de inércia e apatia, mas é um momento de reflexão, atitude e ação. Esta é a hora de pensar na saúde coletiva e de fazer a nossa parte como indivíduos para o controle de uma epidemia que atinge todo o país. Esta pausa nas atividades da nossa vida social cotidiana não é férias, não é folga e não deve ser encarada como um empecilho, mas como uma estratégia de organização pela vida em época de pandemia, este sim, um assunto muito sério. Portanto, o distanciamento social é uma ação muito importante no conjunto de medidas de contenção do coronavírus, de acordo com as orientações do Ministério da Saúde e da Organização Mundial da Saúde. Ao obedecê-las, você se torna um protagonista nessa história e assume para si a responsabilidade de proteger e salvar vidas na comunidade a que pertence. Lembre-se, estamos vivendo um momento emergencial para a saúde, para a organização socioeconômica e para o bem-estar da nossa sociedade. Por isso, somos responsáveis não apenas por nós mesmos e pelas pessoas que amamos, mas também por aquelas com as quais convivemos nos ambientes comunitários, institucionais, escolares, domésticos. Desse modo, o distanciamento social, enquanto medida de emergência, também coloca a nossa vida pública e a nossa rotina sob nova perspectiva, revelando que as pequenas e aparentemente irrelevantes ações do nosso dia a dia têm significados mais valiosos do que a nossa consciência costumava detectar. Beneficie-se desse momento e ajude-nos a ampliar essa consciência, esses cuidados e esse comportamento responsável. Fique em casa. Lave as mãos com frequência. Proteja os idosos e as pessoas em estado de saúde fragilizado. Evite aglomerações. Cuide-se. Faça a sua parte. 

     Nós do IFRS Campus Caxias do Sul estamos atentos, cientes do nosso papel social como instituição de ensino que promove ciência e pesquisa. Estamos engajados em contribuir com as autoridades locais nas ações contra o vírus, juntamente com toda a rede IFRS. Diante desse cenário, logo nos primeiros dias da campanha de mitigação promovida pelo Ministério da Saúde, a reitoria editou a Portaria nº 278, de 13 de março de 2020. Esse documento cria o Comitê Central de Enfrentamento da Covid-19, promovendo uma série de ações a serem colocadas em curso por toda a rede. Por sua vez, a direção-geral do IFRS Campus Caxias do Sul edita a Portaria nº 130, criando o Comitê Local de Acompanhamento e Prevenção da Covid-19, ao qual pertencem servidores do nosso campus. 

Ações do Comitê Local de Acompanhamento e Prevenção da Covid-19

     O Comitê Local deliberou sobre quais ações seriam tomadas a partir do nosso campus após levantamento do que poderíamos oferecer à nossa comunidade e ao governo local. Assim, ficou resolvido que a nossa primeira medida seria a doação de insumos. Na sequência, o comitê promoveu a doação de 2.430 litros de suco de fruta para o Banco de Alimentos da Prefeitura de Caxias do Sul. Posteriormente, outra doação foi direcionada à Secretaria Municipal de Trânsito, Transportes e Mobilidade que recebeu 420 metros de fita de isolamento de trânsito. Além disso, doamos chapas de acrílico transparente à outra unidade da rede, o IFRS Campus Farroupilha, que utilizará o material na fabricação de protetores faciais para os profissionais da saúde.  

Mais Ações 

     Ao mesmo tempo em que o comitê se mantém organizando e planejando o acompanhamento e a prevenção da covid-19, surgem propostas de colaboração promovidas por servidores e setores da nossa instituição. Uma delas é a iniciativa da professora de educação física, Heloisa Santini, que criou um programa de treinamento funcional para ser feito em casa. Trata-se de uma ferramenta importante para minimizar os efeitos do isolamento, mantendo o contato humano, ainda que de maneira virtual. Heloisa distribuiu seu programa de treinamento via e-mail para todos  os servidores. Outra ação foi promovida pelo Setor de Assistência ao Aluno do IFRS Campus Caxias do Sul, que criou o Anota AE! Trata-se de uma série de textos informativos dedicados à reflexão e ao compartilhamento de dicas, orientações e informações relevantes para o estudante, abordando tanto questões da vida escolar, quanto aspectos biopsicossociais, de saúde mental e de qualidade de vida. O nosso Comitê de Acompanhamento e Prevenção da Covid-19 está planejando os próximos passos a serem adotados no combate ao coronavírus, através de ações de apoio às autoridades locais. 

     Por fim, lembrem-se de que o distanciamento social é uma medida preventiva enérgica, mas temporária. Aproveitemos, portanto, essa mudança na rotina para ler, para curtir a família, para ajudar os mais necessitados, engajando-nos de várias maneiras possíveis. Afinal, estar distante não é estar indiferente. Saibamos que todas as ações que tomarmos como indivíduos, por menores que pareçam, terão de fato um impacto notável na vida da nossa comunidade. Reiteramos a consideração às orientações dadas pelo Ministério da Saúde: lavem as mãos frequentemente, usem máscara ao frequentarem ambientes com outras pessoas, mantenham a distância mínima recomendada em locais públicos, evitem aglomerações e, por último, acreditem na ciência. Pois, se todos nós observarmos essas orientações, mais efetivo será o conjunto de medidas para combater a pandemia. Até breve, logo estaremos juntos novamente no IFRS Campus Caxias do Sul.

 

 

 

Texto: Luciano Cardoso

Fim do conteúdo