Atividades não presenciais: desafios acadêmicos no cenário educacional

Considerando o calendário letivo 2020 do IFRS que permanece suspenso e a Resolução Nº 038, de 21 de agosto  de 2020 que regulamenta  a implementação das atividades pedagógicas não presenciais nos cursos técnicos e superiores no IFRS, inclusive de pós- graduação, em virtude da situação de excepcionalidade decorrente da pandemia da Covid-19.  Chega o momento dos estudantes, que têm a possibilidade de realizar as atividades não presenciais, optarem por realizá- las ou não. Para tanto, é imprescindível analisar alguns aspectos antes desta tomada de decisão:

Planejamento e organização

Nesta modalidade de oferta de ensino (remoto), o estudante precisará organizar  suas tarefas em sua rotina diária, gerenciando seu tempo para estar disponível para as atividades propostas, diferentemente das aulas presenciais.

O benefício em estabelecer uma rotina estudantil está em ensinar o cérebro a se concentrar em horários estipulados, além do automonitoramento e a autopercepção, identificar quais momentos do dia seu organismo funciona melhor, distribuindo as demais tarefas em outros momentos.

Áreas de conhecimento: Facilidades e dificuldades

Toda aprendizagem requer atenção e concentração, contudo, reconhecer quais áreas  do conhecimento do núcleo comum do curso (linguagens e códigos, ciências humanas, matemática e ciências da natureza) possui maior ou menor dificuldades é um primeiro passo para analisar em quais disciplinas terá maior atenção nesta modalidade de ensino.

Domínio das Tecnologias

A instituição ofertará as atividades de forma remota por meio do ambiente virtual, portanto, são necessários conhecimentos básicos no uso do ambiente e plataformas virtuais. Caso não se sinta seguro, pode realizar uma capacitação online para buscar domínio das ferramentas ou solicitar ajuda de amigos e colegas que dominem tais ambientes. O IFRS possui uma página de orientações para as atividades não presenciais, entre elas, uma aba que reúne capacitações e cursos online que vale a pena conferir. Nas próximas semanas a instituição dará orientações sobre o funcionamento das atividades.

Estratégias de aprendizagem

Desenvolver estratégias para organização, planejamento de estudos, uso de técnicas pedagógicas podem contribuir  no desempenho acadêmico, contudo, não faça cobranças excessivas, afina,l tanto professores como os estudantes estarão vivenciando e aprendendo juntos neste novo desafio. Elabore um plano de estudos inicial e troque ideias e informações com colegas, professores e profissionais que podem auxiliar.

Algumas instituições federais já iniciaram a experiência na oferta de atividades não presenciais, a pedagoga Camila Pellizzer da Coordenadoria da Assistência estudantil está participando do Grupo de Estudos – Apoio Pedagógico aos Estudantes, que reúne pedagogos e profissionais da educação de todo país e tem como objetivo compartilhar e aprofundar conhecimento sobre o apoio pedagógico aos discentes, com base em pesquisas científicas e experiências nacionais e internacionais.

Abaixo alguns vídeos que estão sendo compartilhados com dicas de como se organizar para este momento:

Live:  Aula Inaugural: Como estudar no Ensino remoto – UFSC

Live: Aprendizagem e Estratégias de ensino em tempos de pandemia– UFTM

Texto por: Camila Siqueira Rodrigues Pellizzer – Pedagoga – Coordenadoria de Assistência Estudantil

Referências:

APRIMORANDO CONHECIMENTOS. Projeto da UFTM. Aprendizagem e Estratégias de ensino em tempos de pandemia. Youtube. Disponivel em: https://www.youtube.com/watch?v=cHtbdFa3F4s. Acesso em 13 de ago. 2020

HONORATO, G. (Org.); HERINGER, R. (Org.) Acesso e Sucesso no Ensino Superior: Uma Sociologia dos Estudantes. Rio de Janeiro: 7 Letras, v. 1. 238p, 2015.

IFRS. Atividades pedagógicas não presenciais. Disponível em: <https://ifrs.edu.br/atividades-pedagogicas-nao-presenciais/>. Acesso em: 18 de ago.2020

IFRS. Resolução Nº 038, de 21 de agosto  de 2020. Disponível em:  https://ifrs.edu.br/wp-content/uploads/2020/08/Resolucao_038_2020_Aprova_Regulamento-de-atividades-pedagogicas-nao-presenciais-do-IFRS.pdf. Acesso em: 25 ago. 202o

PIAPE. Programa Institucional de apoio pedagógico aos estudantes. Como estudar no ensino remoto. Youtube. Disponível em: <https://www.youtube.com/channel/UCuIlQwn5dFYihs-AyKHdaVQ.  Acesso em: 20 de ago. 2020.