Alunos do Campus Caxias do Sul participam da Olimpíada Brasileira de Robótica 2019

Neste ano o Campus Caxias do Sul está participando pela primeira vez da Olimpíada Brasileira de Robótica, que ocorre desde 2007. “A organização da OBR está estruturada de modo a permitir sua difusão pelos estados brasileiros. É constituída por professores, cientistas e doutores na área de robótica e tecnologia das maiores e melhores universidades públicas e particulares do Brasil, que atuam voluntariamente com objetivo de estimular os jovens às carreiras científico-tecnológicas, identificar jovens talentosos e promover debates e atualizações no processo de ensino-aprendizagem brasileiro.” (http://www.obr.org.br/).

Dos nossos alunos do Ensino Médio Integrado, 16 demonstraram interesse em participar da OBR 2019 e realizaram a prova da Modalidade Teórica, Fase 1, em 07 de junho deste ano.

Para a Fase 2 da Modalidade Teórica, foram selecionados 1659 estudantes de todo o Brasil que participaram da Fase 1, sendo 37 do Rio Grande do Sul. Desses, 4 estudantes foram do IFRS, Campus Caxias do Sul. A prova ocorreu dia 23 de agosto na Unisinos.

O aluno com melhor desempenho na Fase 2 de cada estado receberá como premiação uma vaga para o Minicurso de Robótica a ser realizado durante o evento da Etapa Nacional da Modalidade Prática. Até o momento existem 3 estudantes do RS elegíveis, entre eles nosso aluno do Curso Técnico em Química, Alisson Nunes Bonatto.

Além dessa participação na Modalidade Teórica, nosso Campus também montou 2 equipes, com 4 integrantes cada, para participar da Modalidade Prática. As equipes participaram, em 25 de agosto, da etapa Regional/Estadual – Nível 2, a qual foi realizada na Unisinos e contou com a participação de 105 equipes.

Texto: Greice da Silva Lorenzetti Andreis