Ações de divulgação da REMAT: disseminando a pesquisa científica em diferentes eventos

A REMAT, sendo um periódico científico do IFRS que tem como missão compartilhar pesquisas nas áreas de Educação Matemática e de Matemática, esteve presente, por meio de seus editores, bolsista e estudante voluntário, em diferentes eventos nacionais que objetivaram incentivar a produção e a disseminação da pesquisa científica.

No dia 18 de novembro, o estudante do curso de Licenciatura em Matemática, Andrey Vida Antunes, voluntário no projeto de pesquisa intitulado REMAT: Revista Eletrônica da Matemática, apresentou o trabalho “Estratégias de divulgação para impulsionar os acessos à REMAT”, na VIII Jornada de Ensino, Pesquisa e Extensão do Campus Caxias do Sul, conquistando o 2º lugar na categoria Destaque, dentre os demais projetos de pesquisa. O trabalho contou, também, com a participação da bolsista Glauciane Klein Burgiert Padilha e da editora-chefe da REMAT, Profa. Dra. Greice da Silva Lorenzzetti Andreis.

De 21 a 23 de novembro, a editora-chefe da Remat apresentou o trabalho “REMAT: ampliando as vias da comunicação científica e contribuindo para a disseminação do conhecimento” no ABEC Meeting 2023.

O artigo (https://doi.org/10.21452/abecmeeting2023.193), do qual derivou a apresentação neste evento, contou com a autoria dos estudantes Glauciane e Andrey, da editora adjunta Profa. Dra. Katia Arcaro, do editor de seção Prof. Me. Michelsch João da Silva e do editor executivo David Matos Milhomens.

Nos dias 23 e 24 de novembro, a bolsista Glauciane apresentou o trabalho “Disseminação do conhecimento científico matemático: destaques do projeto de divulgação da REMAT no ano de 2023”, no 12º Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica do 8º Salão de Pesquisa, Extensão e Ensino do IFRS, trabalho realizado em conjunto com o estudante Andrey e a professora Greice. Além disso, o evento contou com um estande de divulgação dos Periódicos do IFRS, em que a bolsista e os editores de seção, Profa. Dra. Daiane Scopel Boff, Prof. Dr. Érick Scopel e Prof. Dr. Lucas Pinto Dutra, estiveram presentes, divulgando a revista entre pesquisadores e possíveis leitores da Remat.

Texto: Greice da Silva Lorenzzetti Andreis e Daiane Scopel Boff.