Início do conteúdo

Apresentação


Descrição do curso

O curso oportuniza a formação de professores de Matemática para a Educação Básica capazes de compreender e transformar a realidade a partir de princípios de cidadania, democracia e ética.

Áreas de atuação

O curso de Licenciatura em Matemática proporciona aos seus egressos exercerem a docência em instituições de ensino e pesquisa, nos órgãos governamentais e não-governamentais, no Ensino Fundamental, Ensino Médio ou Médio Integrado, bem como permite a progressão dos estudos no nível de pós-graduação.

Objetivos

● Capacitar os licenciados para atuar em Matemática na Educação Básica de escolas municipais, estaduais e privadas, desenvolvendo atitudes que integrem os conhecimentos científicos, tecnológicos, sociais e humanísticos.

● Formar professores da Educação Básica preparados para responder positivamente às demandas educacionais da sociedade;

● Garantir ao egresso o desenvolvimento das competências e habilidades necessárias ao exercício da profissão docente;

● Proporcionar uma formação que abranja ainda, os seguintes aspectos:

  • a concepção de uma visão de seu papel social de educador, com capacidade de se inserir em diversas realidades e sensibilidade para interpretar as ações dos educandos;
  • a compreensão da contribuição que a aprendizagem da Matemática pode oferecer à formação dos indivíduos para o exercício de sua cidadania;
  • o entendimento de que o conhecimento matemático pode e deve ser acessível a todos, além da criação da consciência de seu papel na superação dos preconceitos, traduzidos pela angústia, inércia ou rejeição, presentes no ensino e na aprendizagem da disciplina.

Perfil do Curso

O curso de Licenciatura em Matemática tem a função habilitar profissionais de forma crítica, autônoma e criativa, para exercer suas funções docentes com coerência e capacidade técnica, didática e pedagógica, no sentido de modificar, melhorar, acrescentar e contribuir nos espaços educativos nos quais estão inseridos, com o intuito de buscar a construção de um ambiente educativo de qualidade social que vise a transformação desta sociedade desigual para uma sociedade justa e mais solidária.

Perfil do Egresso

O licenciado deve apresentar um perfil centrado em sólida formação geral, pedagógica e matemática com domínio técnico-científico dos estudos relacionados com a formação específica, peculiares ao curso. O egresso deve perceber-se e situar-se como sujeito histórico e político e desenvolver uma ação pedagógica que articule e promova os valores que fundamentam a vida democrática. Nesse sentido, deve desenvolver o pensamento crítico para compreender a realidade e nela intervir positivamente, utilizando práticas educativas que observem a diversidade social, cultural e intelectual dos alunos e contribuam para a justificação e aprimoramento do papel social da escola, assim como para formação e consolidação da cidadania.

O perfil desejado do egresso do curso é aquele em que ele apresente:

● capacidade de expressar-se escrita e oralmente com clareza e precisão;

● capacidade de trabalhar em equipes multidisciplinares;

● capacidade de compreender, criticar e utilizar novas ideias e tecnologias para a resolução de problemas;

● capacidade de aprendizagem continuada, sendo sua prática profissional também fonte de produção de conhecimento;

● habilidade de identificar, formular e resolver problemas na sua área de aplicação, utilizando rigor lógico científico na análise da situação-problema do cotidiano do aluno;

● capacidade de estabelecer relações entre a matemática e outras áreas do conhecimento;

E que seja capaz de:

● Compreender os processos de ensino e de aprendizagem, elaborar os saberes e as atividades de ensino, sempre considerando a realidade social, os objetivos da escola básica, o cotidiano escolar e as experiências dos alunos.

● Participar de programas de formação continuada;

● Realizar estudos de pós-graduação;

● Trabalhar na interface da matemática com outros campos de saber.

● Possuir habilidades metodológicas de modo a poder escolher conteúdos matemáticos e procedimentos pedagógicos que favoreçam a aprendizagem significativa da matemática;

● Utilizar as tecnologias de informação e comunicação no processo de ensino e aprendizagem;

● Construir uma postura contínua de estudo, reflexão e análise de sua própria prática docente.

Docentes

As informações relacionadas à formação, titulação e regime de trabalho dos professores do curso estão disponibilizadas na lista de professores do campus.

 

Licenciatura em Matemática em outros campi do IFRS

A Licenciatura em Matemática presencial também é oferecida nos seguintes campi do IFRS:

Campus Canoas (conheça a proposta aqui)

Campus Bento Gonçalves (conheça a proposta aqui)

Campus Ibirubá (conheça a proposta aqui)

Campus Osório (conheça a proposta aqui)

Última atualização em 17/10/2024

Fim do conteúdo