Início do conteúdo

Projeto Mulheres em Ação finaliza a primeira edição com atividades no campus


Informar e instrumentalizar mulheres para promover a equidade de gênero e o empoderamento, com esses objetivos nasceu o projeto de extensão Mulheres em Ação, do IFRS Campus Veranópolis. Realizado de agosto a outubro de 2023, foram promovidos seis encontros quinzenais com dois grupos de mulheres. 

O projeto, no entanto, foi muito além de seus propósitos. Foram momentos de ensinamentos e aprendizados, trocas, reflexões, autoconhecimento e também de descontração entre as participantes e as condutoras de cada sessão, que realizaram atividades expositivas, práticas e de diálogo e integração. Temas como saúde, autoestima, sentimentos, relações sociais, violência, dentre outros estiveram em pauta.

Os seis encontros foram assim organizados: 

– Mapa da Vida, com a professora Alcione Jacques e psicopedagoga Daiana Heck;

– Saúde da Mulher com a médica Mariana Carvalho dos Santos e Solange; 

– Autoestima e Empoderamento com a facilitadora de consciência Cíntia Nogueira Viana e curso de automaquiagem com Divanete Kesties e Luciane Tacca; 

– As violências com a professora Janaina Andretta Dieder;

– Sessão de Fotos com o fotógrafo Ton Muller;

– Acolhimento e Experiências com a professora Janaina Andretta Dieder. 

 

A atividade de encerramento foi realizada em 21 de outubro de 2023, no IFRS Campus Veranópolis. Neste dia, as participantes conheceram o funcionamento, história e estrutura da unidade. Na biblioteca, elas foram surpreendidas com as fotos do ensaio impressas. Assistiram à apresentação de um conto do projeto de extensão Café LiterArt e, por fim, foi realizado um momento de escuta, no qual as 39 mulheres puderam relatar sobre suas vivências nesse período.

A coordenadora do Mulheres em Ação, professora Janaína Andretta Dieder, conta que durante as falas, as mulheres expressaram o quanto gostaram do projeto, “a maioria nunca teve a oportunidade de participar de algo em grupo dessa forma. Elas explicaram que abriram a mente, se identificaram com os temas e com as demais participantes, o que proporcionou empatia e laços de amizade”. Janaína acrescenta que elas se sentiram valorizadas, com a autoestima elevada e tiveram a oportunidade de aprender sobre temas diversos. 

“Poder fazer parte de um projeto tão incrível faz a minha profissão valer a cada segundo. Captar mulheres reais, com vidas reais, que estavam ali, muitas delas pela primeira vez diante de lentes fotográficas, foi também um desafio para elas próprias. Um conhecimento sobre si mesmas. Em cada foto, em cada traço está a história de uma vida inteira. Saber que sorrisos brotaram deste projeto, é muito gratificante”, celebra o fotógrafo Ton Müller.

Cíntia Viana, uma das facilitadoras, também falou sobre suas percepções: “Ver a união das mulheres em torno de informações qualificadas, autoconhecimento e bem-estar me fez muito bem. Penso que o projeto prestou um serviço ímpar e certamente marcou a vida delas.  Que sirva de inspiração a todos e seja amplamente aplicado e divulgado. Foi uma alegria fazer parte”.

 

Sobre o projeto Mulheres em Ação

O Projeto ocorreu em parceria do IFRS Campus Veranópolis com a Prefeitura do município, através da Secretaria de Desenvolvimento Social, Habitação e Longevidade, por meio dos serviços do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) e do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), em conjunto com a Secretaria Municipal da Saúde. Teve  a colaboração de convidados que fizeram palestras e outras atividades. 

Contou com a participação da bolsista Sara Cazarotto de Souza e das servidoras: Alcione Jacques, Daiana Heck, Francieli Fuchina, Leandra Nunes e Rafaela Hubner. 

 

Fim do conteúdo