Projeto do Campus Veranópolis recebe Prêmio Mérito Extensionista do IFRS

Dois estudantes conversando.

O projeto de extensão do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) Campus Veranópolis Café LiterArte: uma xícara de sabor e saber com erudição foi um dos vencedores do Prêmio Mérito Extensionista professora Cibele Schwanke.

Recebido durante o 7º salão de Pesquisa, Extensão e Ensino do IFRS pela coordenadora do projeto, professora Alcione Moraes Jacques, o prêmio foi contemplado na categoria de ações voltadas à arte e à cultura.

Sobre o projeto Café LiterArte

O projeto consiste na leitura de contos, busca de fatos históricos, características do período literário, vida do autor e aspectos físicos e psicológicos dos principais personagens, por parte dos estudantes. Em seguida eles elaboraram uma performance com vestimentas, maquiagem, falas dos personagens, trechos que identificaram a obra literária em questão e apresentaram, primeiramente, nos intervalos estendidos das aulas regulares, na biblioteca do campus.

Conforme Alcione, o projeto foi motivado pela observação de falta do hábito de leitura de textos mais longos por parte dos estudantes do ensino médio. “Em tempos de internet e celulares, leituras fora do âmbito das redes sociais e dos jogos digitais, tornou-se uma raridade entre os jovens”, pontua. Os alunos contaram com a ajuda dos professores de Língua Portuguesa e Literatura, Língua Espanhola, Artes, História e, com a bibliotecária e auxiliar de biblioteca.

As primeiras exibições do Café LiterArte aconteceram em junho e julho de 2022. Após todos os grupos se apresentarem, quatro foram selecionados e voltaram a ensaiar para a programação da 29ª Feira do Livro de Veranópolis, na qual foi apresentado o conto A noiva de vestido negro, do autor e patrono da Feira, Élcio Conte.