Perguntas Frequentes
Encontre aqui as dúvidas e perguntas mais frequentes sobre a EaD no IFRS. Caso ainda fique com dúvida, entre em contato com o NEaD pelo e-mail [email protected].
Quais são os cursos necessários para completar a formação específica em EaD no IFRS?
Os cursos do Moodle do IFRS que valem para a contabilização das 150h em EaD são os indicados na seção “Capacitações em EaD” da página Espaço do Servidor . Contudo, outras instituições oferecem cursos que podem ser utilizados para o mesmo fim, desde que tratem da temática da Educação a Distância.
Existem cursos específicos ou a formação é considerada a partir de uma determinada carga horária (150 horas)?
Qualquer curso que trate sobre a temática da Educação a Distância ou a experiência prévia nessa modalidade de educação são válidos para comprovar as 150 horas de formação/experiência do servidor. O documento que trata do assunto é a IN PROEN nº 06/2020, disponível em https://ifrs.edu.br/ensino/ead/documentos/.
Essa formação habilita para ofertar/criar cursos de extensão EaD?
Sim, no IFRS o servidor interessado em atuar na Educação a Distância necessita da comprovação das 150h de formação/experiência em EaD, inclusive para propor cursos abertos com carga horária a distância. Mais informações, veja a seção “Requisitos para atuação na Educação a Distância no IFRS” da página Espaço do Servidor.
Cursos EaD realizados em outras instituições podem ser validados?
Sim, desde que sejam capacitações realizadas na área da Educação a Distância e com indicação da carga horária realizada.
Como devo proceder para comprovar o cumprimento das 150h de formação/experiência exigidos?
A solicitação de análise de documentos e validação de horas de formação/experiência, a partir da publicação da IN PROEN nº 06/2020, deve ser realizada pelo servidor interessado através do preenchimento, assinatura (aceita-se no formato digital) e envio do Anexo I da referida Instrução Normativa. Além disso, o servidor deve revisar seu cadastro no Moodle (Perfil), verificando se escolheu a opção “Servidor do IFRS” no campo “Situação no IFRS” e se informou o e-mail institucional no campo “Endereço de e-mail”, pois a declaração de horas validadas é emitida através do Moodle do IFRS pelo NEaD.