Estudantes dos cursos técnicos visitam instituições culturais em Porto Alegre

Estudantes dos terceiros anos dos cursos técnicos integrados ao ensino médio em Administração e Informática para Internet do IFRS Campus Veranópolis, realizaram visitas técnicas em Porto Alegre no dia 09 de outubro de 2024.  A atividade fez parte da disciplina de artes de ambas as turmas, ministrada pela professora Magda Schiavon de Rossi e teve dentre os objetivos, oportunizar a vivência de diferentes linguagens artísticas, contextualizando os conteúdos teóricos abordados em sala de aula.

Na ocasião os alunos conheceram a Casa de Cultura Mário Quintana e o Campus Central da Ufrgs, onde puderam emergir culturalmente de forma a ampliar o referencial teórico recebido na instituição. Para a professora Magda trata-se de um fator importante para a formação integral do estudante-cidadão pois é uma maneira de relacionar o impacto da arte no mundo pós-midiático e na tecnologia, observando como as manifestações artísticas dialogam com a sociedade e as novas tecnologias.

“Esse contato prático com obras de arte contemporânea estimula o pensamento crítico, criativo e interdisciplinar, preparando os alunos para compreenderem o papel da arte em suas formações técnicas e profissionais, bem como para aplicarem esse conhecimento em suas futuras práticas no mundo do trabalho, onde criatividade e inovação são cada vez mais valorizadas”, explica.

Programação cultural

A programação iniciou com a apresentação do prédio histórico da Casa de Cultura Mário Quintana, na qual, divididos em dois grupos, os alunos puderam conhecer a sala cênica Carlos Carvalho, o jardim Lutzenberger, o quarto do poeta Mário Quintana e exposição artística do Museu de Arte Contemporânea do Rio Grande do Sul, localizado nas dependências da Casa.

Já no campus da Ufrgs estiveram na sala teatral Qorpo Santo, na sala de cinema Redenção e no Museu da Universidade. Logo após assistiram  o espetáculo teatral “Asfixia”, uma  montagem criada por estudantes do curso de Teatro que fazem parte do projeto “Teatro, Pesquisa, Extensão (TPE)”.

Conforme a professora, a experiência com diversas manifestações artísticas contribui para a formação de profissionais que conseguem pensar de maneira interdisciplinar, solucionar problemas de forma criativa e colaborar em ambientes interativos e dinâmicos. Ela cita o município de Veranópolis que conta com um patrimônio histórico e cultural, e oferece um cenário propício para a formação integral dos estudantes. “Essas vivências proporcionam que os estudantes não apenas ampliem seus conhecimentos, mas também desenvolvam habilidades essenciais para atuar como agentes de transformação em suas comunidades. Buscamos estimular a curiosidade e o senso crítico, fomentando novas pesquisas e investigações que possam contribuir para o desenvolvimento turístico e cultural da região”, finaliza.

Serão realizadas, a partir do que conheceram, atividades reflexivas para que os alunos possam compartilhar suas experiências e análises críticas, além de elaboração de crítica teatral. Haverá também o compartilhamento de registros fotográficos e a produção de vídeos para apresentação à comunidade escolar, dentre  outras propostas.