Campus terá primeiro estudante em Mobilidade Estudantil Internacional

Viajar para fora do país, conhecer outras culturas e explorar diferentes lugares. Esse sempre foi o desejo de Otávio Tedesco, estudante de 28 anos do 4º semestre do curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS) do Campus Veranópolis do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS).

O desejo está perto de se concretizar. Otávio será o primeiro estudante do campus a viajar para o exterior. Ele foi selecionado para participar do programa de Mobilidade Estudantil Internacional  (Edital Proex n° 11/2024) e cursar um semestre na Escola Superior de Comunicação,  Administração e Turismo (EsACT) do Instituto Politécnico de Bragança (IPB) em Mirandela/ Portugal. A viagem está marcada para 1ª de setembro de 2024 com estadia até o começo de março de 2025.

Ele conta que descobriu a oportunidade por meio da divulgação por e-mail e incentivo dos professores e, embora tenha se inscrito, não criou esperanças.  “No início, me candidatei de forma um tanto despretensiosa, já que a ideia de uma viagem internacional dessa duração ainda parecia algo distante e quase impossível”.

Após a seleção, o foco passou a ser a preparação para a viagem. O processo envolve o planejamento dos trajetos, a hospedagem e a organização dos itens que precisará levar. Como ainda não recebeu sua grade de disciplinas e horários de aula, ele também busca controlar as  expectativas em relação aos desafios e imprevistos que poderão surgir. “Sei que irei passar por um período de adaptação, mas além do tempo dedicado às aulas, trabalhos e estudos, planejo reservar momentos para explorar, desfrutar e vivenciar as experiências únicas que a Europa oferece”, finaliza.

Sobre a Mobilidade estudantil internacional

A Mobilidade Estudantil Internacional é aquela na qual o estudante realiza atividades em instituição de ensino estrangeira, mantendo vínculo de matrícula na instituição de origem. A participação no programa visa à inserção dos estudantes na instituição internacional para complementar sua formação acadêmico-profissional.

Os estudantes interessados em estudar no exterior devem ficar atentos à abertura de editais de seleção na página de Oportunidades da  Assessoria de Assuntos Internacionais do IFRS.  Em caso de dúvidas, e-mails podem ser enviados para [email protected].