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Monitorias, Projetos e Bolsas


O Curso Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas contribui para a materialização da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão por meio da promoção de ações vinculadas a estes eixos.

Ações são elaboradas e desenvolvidas por docentes e técnicos administrativos do campus, através dos editais anuais de fluxo contínuo e fomento interno disponibilizados pelo IFRS, e também, em editais de fomento externo. Estes editais possibilitam e incentivam a participação de estudantes em projetos de maneira voluntária ou como bolsistas.

Desde 2018, o curso já contou com as seguintes ações onde há a participação de estudantes e professores do curso:

 

Projetos de Pesquisa

Título: Aplicativo IFRS Campus Veranópolis.
Período: 2022
Coordenador: Humberto Jorge de Moura Costa
Membro: Marcos Juares Vissoto Corino
Bolsistas: Seleção será realizada em maio de 2022.
Resumo: O projeto tem por objetivo desenvolver um aplicativo Android para o Campus Veranópolis que ofereça o catálogo de cursos disponíveis e informações relacionadas como formas de ingresso, datas de inscrição, lista de interesse e perfil do candidato.

 

Título: Estudo e desenvolvimento de um Smart Contract para monitoramento de contratos de franquia via blockchain.
Período: 2022
Coordenador: Roger Sá da Silva
Bolsistas: Seleção será realizada em maio de 2022.
Resumo: O projeto pretende desenvolver um fluxograma para execução do referido contrato, seguido de sua implementação em linguagem de programação específica e validação, partindo-se de uma metodologia baseada em pesquisa com abordagem exploratória, baseada em informações qualitativas e quantitativas. A validação do smart contract desenvolvido se dará, inicialmente, em ambiente controlado.

 

Título: Estudo e desenvolvimento de um smart contract para transferência de segredo industrial via blockchain.
Período: 2021
Coordenador: Erik Schüler
Membros: Roger Sá da Silva e Anderson Yanzer
Bolsistas: Cristian Bonamigo Giombelli e Giovani André Gasparin
Voluntário: Marcos Marcelo Levandovski
Resumo: O projeto tem por objetivo desenvolver um fluxograma para execução do referido contrato, seguido de sua implementação em linguagem de programação específica e validação, partindo-se de uma metodologia baseada em pesquisa com abordagem exploratória, baseada em informações qualitativas e quantitativas. A validação do smart contract desenvolvido se dará, inicialmente, por testes próprios e, em etapa futura, em ambiente de blockchain.

 

Título: Desenvolvimento de um dispositivo para estimativa não destrutiva de área foliar em videiras.
Período: 2020/2021
Coordenador: Marcos Juares Vissoto Corino
Voluntário: Cassandro Davi Emer
Bolsistas: Júnior Eduardo Bassani e Eric Baldissera Malacarne
Resumo: A área foliar, uma medida aparentemente tão simples e fundamental, é a espinha dorsal que fornece estrutura para pesquisas em áreas como patologia vegetal, agronomia e fisiologia vegetal. Diante disso, este projeto visa desenvolver uma solução para a determinação de área foliar para aplicação em sistemas de condução verticais, de modo a obter uma alternativa, não apenas viável em um ambiente de pesquisa, onde a determinação da área foliar em videira pode participar como um fator em experimentação com práticas desfolhas, despontes e outros manejos, mas também fora do ambiente de experimentação, onde o controle da área foliar pode servir não só como indicativo do equilíbrio entre frutificação e desenvolvimento vegetativo, mas como parâmetro de acompanhamento de parcelas entre safras, permitindo ao viticultor uma abordagem de manejo preventiva, ao invés de mitigadora.

 

Título: Desenvolvimento de um procedimento de teste de integração para software distribuído em cubesats.
Período: 2020/2021
Coordenador: Marcos Juares Vissoto Corino
Bolsistas: Júnior Eduardo Bassani e Maicon Vidi
Resumo: CubeSats representam uma tecnologia barata para se obter acesso ao espaço. Entretanto, é necessário aplicar exaustivamente técnicas de teste de hardware e de software para obter um alto nível de confiabilidade no produto final. Nesse sentido, este projeto visa o desenvolvimento de um procedimento de teste de integração para software distribuído em CubeSats, para ser utilizado na fase de Verificação, Validação e Testes (VV&T) do sistema completo.

 

Título: Desenvolvimento de um software embarcado para simulação de processamento computacional em cubesats.
Período: 2019
Coordenador: Paulo Ricardo Cechelero Villa
Membro: Marcos Juares Vissoto Corino
Bolsista: Júnior Eduardo Bassani
Resumo: O uso de cubesats é cada vez maior na área acadêmica e muito trabalho vem sendo realizado na área. Este projeto visa o desenvolvimento de um software que se faz necessário na fase de testes e simulação de cubesats, para encontrar possíveis problemas antes do modelo de voo. O software embarcado a ser desenvolvido tem a função de simular o processamento computacional em cubesats para facilitar os testes no modelo de engenharia, e ser utilizado como referência para tal na comunidade acadêmica.

 

Projetos de Ensino

Título: Curso de Nivelamento em Matemática Básica – Presencial
Período: 2019 e 2020
Público-alvo: Estudantes do Curso Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas
Estudantes do Curso Superior de Tecnologia em Processos Gerenciais
Resumo: Esse projeto tem como objetivo promover atividades de exercício matemático e revisão de conceitos, de modo a minimizar a carência de conhecimentos em matemática básica, buscando um melhor desempenho dos acadêmicos nos componentes curriculares dos Cursos Superiores de Tecnologia do Campus Veranópolis..

 

Título: Manutenção preventiva, corretiva e suporte do laboratório de Hardware
Período: 2019
Coordenador: Marcos Juares Vissoto Corino
Bolsistas: Jéssica Maia Levandovski / Vinícius Cassis de Mello
Resumo: Esse projeto tem como objetivo ajustar o espaço e equipamentos do laboratório de Hardware do campus Veranópolis para o desenvolvimento de cursos de formação profissional e proporcionar ao aluno bolsista um processo de aprendizagem prático nas áreas de hardware e redes de computadores, permitindo uma formação complementar para o bolsista.

 

Projeto de Ensino – Monitorias

Título: Monitoria em Algoritmos e Programação
Período: 2019
Coordenador: Paulo Ricardo Cechelero Villa
Membro: Vinícius Zanandrea
Bolsista: Adriano Verginio Sinigaglia
Resumo: A proposta do projeto é aplicar estratégias didáticas usadas pelos monitores da disciplina de Algoritmos e Programação para aumentar o grau de compreensão e consequentemente fazer com que os alunos assimilem melhor os conteúdos repassados pelo professor. A disciplina estimula nos alunos a capacidade de pensar e raciocinar sobre determinados problemas, a fim de solucioná-los de alguma forma – visto que os problemas apresentados podem ser resolvidos de várias maneiras diferentes, ou seja, existem várias técnicas de programação que o satisfaça. Além de decidir por qual maneira resolver, os estudantes devem ser capazes de identificar a melhor técnica para solucionar o problema, sempre tentando otimizar o processo de resolução, pois se existe um problema e ele possui uma melhor técnica, esta deve ser utilizada.

 

Título: Monitoria de Alunos por Pares na Disciplina de Fundamentos da Matemática
Período: 2019
Coordenador: Jorge Nazareno Batista Melo
Membros: Larissa Brandelli Bucco; Maiara Juliane Faust
Bolsista: Marcos Marcelo Levandovski
Resumo: O projeto de ensino propõe-se a implementar a monitoria de alunos como metodologia de ensino-aprendizagem na disciplina de Matemática, a fim de buscar respostas às dificuldades de aprendizagem através de novas práticas e experiências pedagógicas. Um trabalho na modalidade de monitoria pode se tornar bastante abrangente e próximo para o aluno monitorado na medida em que pode permitir: – mais prática; – mais atividade e variedade; – mais ajuda individualizada; – maior questionamento; – vocabulário mais simples; – mais modelos e demonstração; – mais exemplos relevantes; – uma maior resolução de mal-entendidos..

 

Projetos de Extensão

Título: Gestão de carreiras e participação em processos seletivos – EaD
Período: 2019, 2020, 2021 e 2022
Coordenador: Denise Genari / Roger Sá da Silva
Membros: Fernanda Pizzato, Roger Sá da Silva
Resumo: A proposição do curso Gestão de carreiras e participação em processos seletivos é direcionada para alunos dos cursos técnicos (integrado/subsequente) e dos cursos superiores do IFRS, egressos, servidores e profissionais da comunidade externa. Esta capacitação objetiva preparar os participantes para os desafios vinculados ao mundo do trabalho. De maneira específica, o curso visa capacitar os alunos para o desenvolvimento adequado do planejamento de suas carreiras e para a participação em processos seletivos e entrevistas. Para tanto, serão tratados temas como o equilíbrio entre o trabalho e a vida pessoal, os comportamentos no contexto profissional, o planejamento de carreira, a elaboração do currículo, a participação em entrevistas e a empregabilidade. A iniciativa desta proposta de extensão está vinculada aos seguintes cursos: Curso Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas Curso Superior de Tecnologia em Processos Gerenciais Curso Técnico em Administração Integrado ao Ensino Médio.

 

Título: Nivelamento em Matemática Básica – EaD
Período: 2018, 2019, 2020, 2021 e 2022
Coordenador: Denise Genari / Roger Sá da Silva
Membros: Erik Schüler, Larissa Brandelli Bucco, Roger Sá da Silva
Resumo: Curso de nivelamento em matemática básica, voltado a discentes com carências em conteúdos fundamentais, necessários para as disciplinas introdutórias de matemática dos Cursos Superiores ou dos Cursos Técnicos Subsequentes. Além disso, o curso poderá ser realizado por estudantes que necessitem revisar os tópicos básicos da matemática para a participação em processos seletivos em instituições de ensino. A iniciativa desta proposta de extensão está vinculada aos seguintes cursos: Curso Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas Curso Superior de Tecnologia em Processos Gerenciais.

 

Última atualização em 25/04/2022

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