Institucional
Servidores e estudantes são convidados a participar de pesquisa com foco na promoção da igualdade de gênero
A Assessoria de Gênero e Sexualidade (AGS) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) está realizando a pesquisa “Delineamento do Perfil dos Estudantes e Servidores do IFRS para a Promoção de Políticas de Combate ao Assédio e à Violência de Gênero à Luz do Marco Referencial para Igualdade de Gênero”. A iniciativa tem o objetivo de compreender melhor o perfil, as percepções e as vivências de estudantes e servidores sobre gênero e sexualidade no âmbito institucional.
A pesquisa está sendo realizada em todos os 17 campi e na reitoria do IFRS até dezembro de 2025. A aplicação ocorre por meio de um questionário online, enviado por e-mail aos servidores, e também conduzida por professores e técnicos junto aos estudantes.
A participação é voluntária e anônima, e as respostas serão tratadas sem identificação individual. Os dados coletados servirão de base para a elaboração e o aprimoramento de políticas e ações voltadas à promoção da igualdade e à prevenção e ao enfrentamento do assédio, da violência e da desigualdade de gênero.
Participação e aplicação
Podem participar da pesquisa estudantes e servidores de todos os campi. No caso de estudantes menores de 18 anos, é necessário apresentar o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido, que deve ser lido e assinado pelos pais ou responsáveis e entregue aos servidores responsáveis pela aplicação antes da participação em cada campus. As equipes responsáveis pela coleta receberam treinamento específico para garantir o correto procedimento.
Os estudantes menores (autorizados) e maiores de idade poderão responder ao questionário nos laboratórios de informática dos campi. Servidores e terceirizados podem participar acessando o link do questionário enviado no e-mail funcional. É importante verificar também a caixa de spam.
Em caso de dúvidas os respondentes podem procurar os representantes dos Núcleos de Estudos e Pesquisas em Gênero e Sexualidade (Nepgs) e dos Núcleos de Ações Afirmativas (Naafs).
Sobre a pesquisa
A pesquisa integra o Marco Referencial para a Igualdade de Gênero no Ensino Superior Brasileiro e adota metodologia internacional Athena Swan Charter, desenvolvida pelo British Council. Essa abordagem é reconhecida mundialmente por promover ambientes acadêmicos mais justos, equitativos e inclusivos.
A equipe da AGS participa de formações contínuas com consultores do British Council, responsável pelo protocolo utilizado, com o objetivo de fortalecer práticas institucionais voltadas à equidade. Em março deste ano, o IFRS foi reconhecido com o Prêmio Mulheres e Ciência, em razão das ações e iniciativas voltadas à promoção da igualdade de gênero.
Mais informações podem ser obtidas com a Assessoria de Gênero e Sexualidade pelo e-mail acoes.generosexualidade@ifrs.edu.br ou pelo perfil @gs.ifrs no Instagram.