Estudante participa de Operação Caminho dos Cânions do Projeto Rondon 2024

As atividades de integração entre estudantes e comunidade estão acontecendo em sete cidades de Santa Catarina

O estudante do Campus Veranópolis Ruan Pablo Poletto, do curso técnico integrado em Informática para Internet está participando, até 10 de agosto de 2024, da Operação Caminho dos Cânions do Projeto Rondon 2024. A ação busca a integração entre a universidade e a comunidade, oferecendo serviços essenciais e educação. Em cada um dos municípios sede são oferecidas atividades de acordo com as demandas locais.

Entre os temas abordados nesta edição estão sexualidade, educação sexual, gravidez na adolescência, prevenção à violência sexual, diversidade, combate ao preconceito, educação inclusiva e relações étnico-raciais.

Promovida pelo Núcleo Extensionista Rondon (NER), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), as ações contam com  119  participantes distribuídos em sete municípios do extremo sul catarinense: Balneário Arroio do Silva, Ermo, Meleiro, Morro Grande, Praia Grande, Santa Rosa do Sul e Sombrio.

Ruan destaca sua participação como uma experiência importante de formação, tanto acadêmica como cidadã. “Estou em contato diário com estudantes de diferentes áreas, tirando dúvidas e ensinando um pouco a cada dia. Além do mais, não há só o contato com colegas, as pessoas que impactamos e conhecemos pela região acabam fortalecendo a rede de contatos. O Rondon está me ajudando a trabalhar a resiliência e lidar com situações inesperadas em pouco tempo”. O estudante está participando do projeto na cidade de Santa Rosa do Sul.

A cerimônia de abertura da operação ocorreu na cidade de Santa Rosa do Sul em 31 de julho. A iniciativa tem colaboração da Federação Catarinense de Municípios (Fecam) e da Associação dos Municípios do Extremo Sul Catarinense (Amesc). Nesta edição a novidade é a participação de universidades estrangeiras e nacionais parceiras, como a Universidad Diego Portales do Chile, a Universidad Nacional de Asunción (Facen), a Universidad Santa Clara de Asís, ambas do Paraguai, e o Instituto Federal do Rio Grande do Sul.

Também participam da atividades os estudantes Pedro Henrique Corrêa Villanova, do técnico subsequente Instrumento musical do Campus Porto Alegre; Verônica Luiza Finimundi, da licenciatura em Química do Campus Feliz; Maicon Miscolin, do técnico subsequente Guia de turismo do Campus Restinga; e Otávio Augusto Favero Franco, da licenciatura em Ciências Biológicas do Campus Sertão.

Núcleo Extensionista Rondon

Criado em 2010 pela Universidade do Estado de Santa Catarina, o Núcleo Extensionista Rondon possibilita o intercâmbio de estudantes e servidores e a inserção da universidade e das atividades acadêmicas em diferentes cenários de conhecimento. O projeto busca impactar a vida dos participantes e proporcionar experiências que agregarão novos conhecimentos.

Ao longo desses anos, o Núcleo realizou 18 operações presenciais e duas online, com cerca de 14 mil atividades, envolvendo aproximadamente 3,5 mil rondonistas e contemplando em torno de 450 mil pessoas em mais de 200 municípios de Santa Catarina, Paraná, Goiás, Distrito Federal e da Argentina.