Início do conteúdo

Medalhista de prata na Obmep conta sobre experiência de estudos


Fernando explicando questões de matemática em quadro branco em sala de aula.

Fernando conquistou medalha de prata na Obmep 2023

O estudante do IFRS Campus Veranópolis Fernando Bos Fabro conquistou medalha de prata na edição 2023 da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep). Fernando, então aluno do primeiro ano do curso técnico em administração integrado ao ensino médio, conta tratar-se da sua olimpíada científica favorita. 

E ele tem propriedade para falar sobre isso. Apesar de ter apenas 16 anos, participa da competição desde que estudava no ensino fundamental. Foram três edições antes dessa, nas quais ganhou medalhas de ouro e bronze. “Receber mais uma medalha me traz um sentimento de conforto e segurança, além de me deixar bastante feliz e animado”, revela.

O ano de 2023 foi de mudança para Fernando. Ele passou do ensino fundamental para o médio em uma nova escola (o Campus Veranópolis). Essa transição o preocupou no início.  “Acredito que (a preocupação foi) por conta do aumento de carga horária e da falta de tempo de estudo, principalmente focado na matemática.” Porém, conforme o ano avançava e ele se envolvia em projetos relacionados à área, pôde reconquistar o sentimento de confiança de que iria ser premiado novamente na olimpíada, explica. 

 

Veja também

> Estudantes e Campus Veranópolis são destaque na 18ª Obmep

 

Preparação

Em seu primeiro ano no IFRS, Fernando, que passou a estudar na instituição pela qualidade do ensino e pelas oportunidades disponibilizadas, não perdeu tempo e se inscreveu para ser monitor de matemática. “Aprecio muito as ciências exatas, seja matemática pura ou aplicada.”

Além das atividades enquanto monitor, com auxílio do professor Otonio Dutra, coordenador da monitoria, organizaram um grupo de estudos para a Obmep. “Através deste grupo de estudos pude ensinar e aprender diversos conteúdos e perspectivas da matemática, que foram de fundamental importância para o meu resultado e de todos os participantes da olimpíada no campus.” Além da premiação de Fernando, outros seis alunos conquistaram menção honrosa na Obmep.

Para quem tem dificuldades com a matemática, Fernando aconselha estudar os conceitos simples, o que vai auxiliar a depois entender os mais complexos. “A matemática é como um prédio, se você quer que ele seja alto, tem que começar pela base e só então quando essa for bem rígida partir para andares superiores, ou seja, treinar muito a matemática básica para então pode avançar para conceitos mais complicados.”

Embora se dê muito bem com exatas e confesse ser apaixonado pela matemática, o estudante planeja seguir carreira nas ciências da saúde, em medicina. Agora, aluno do segundo ano, os planos de Fernando são seguir estudando para a Obmep e se preparar para vestibulares e o Enem e seguir aproveitando as oportunidades.

Fim do conteúdo