Geral
Perfil do estudante do IFRS pode ser conferido no Diagnóstico Discente
Aspectos ligados ao projeto de vida, à trajetória escolar, à saúde e à socialização de estudantes do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) podem ser consultados no Diagnóstico Discente.
As informações estão disponíveis em um painel interativo e podem ser filtradas por campus, tipo de curso, idade, cor ou etnia. Mais de 7.500 alunos dos 17 campi participaram da pesquisa, realizada no ano de 2022.
O diagnóstico permite identificar fatores que podem influenciar no aproveitamento dos estudos e possibilita elaborar planos de permanência e êxito em cada campus, estabelecendo ações a serem adotadas.
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Diferenciais da segunda edição
Essa é a segunda edição do levantamento e teve a participação de 7.538 estudantes, de todos os tipos de cursos. A primeira pesquisa ocorreu em 2019 e contou com 8.259 respondentes.
Nos resultados disponíveis, os dados das duas pesquisas podem ser vistos lado a lado, permitindo comparar os pontos avaliados na situação antes e após a pandemia de Covid-19. Além disso, esse segundo diagnóstico teve a inserção da seção “Reflexos da Pandemia”, com perguntas sobre as atividades não-presenciais e os efeitos do cenário vivenciado de 2020 a 2022 na aprendizagem e na saúde.
Outra mudança é o detalhamento do curso e do ano de ingresso do estudante, possibilitando um conhecimento mais específico das turmas.
Confira dados do Diagnóstico Discente 2022:
Identificação e realidade socioeconômica:
- 24,6% dos estudantes respondentes têm renda familiar per capita de até 1 salário mínimo. Já 47,7% entre 1 e 3 salários mínimos
- 51,6% não possuem plano de saúde
- 20,6% se consideram pretos ou pardos
Socialização:
- 56,5% disseram já ter sofrido bullying
- 26,2% declararam que as redes sociais são o meio que mais utilizam para se manterem informados
- 34,7% afirmaram ter lido entre 2 e 4 livros no último ano
Trajetória escolar:
- 82% cursaram todo o Ensino Fundamental em escola pública
- 40% responderam que a principal motivação para a realização do curso é conseguir uma melhor colocação no mundo do trabalho
📌Acesse aqui o Diagnóstico Discente completo
Evoluções entre as duas pesquisas
Os estudantes do IFRS se interessam cada vez mais pelas áreas de tecnologias e/ou administração e empreendedorismo. No Diagnóstico Discente 2022, 15% dos respondentes informaram que essas são suas áreas de interesse, enquanto no diagnóstico anterior, de 2019, essa resposta havia sido dada por 8,1% dos estudantes.
Outro número que cresceu foi o de alunos que pretendem trabalhar na localidade em que residem: 36% afirmaram que sim na pesquisa atual, frente a 29% no levantamento feito há três anos.
Em relação à saúde, houve um aumento no número de estudantes que afirmaram ter alguma deficiência ou necessidade educacional específica (11%, contra 8,2% na pesquisa anterior), estando o transtorno de déficit de atenção e hiperatividade entre as respostas mais citadas.