Geral
Campeonato de bisca e painel sobre a cultura do Talian são realizados no Campus Veranópolis
A segunda edição do projeto “Campeonato de Bisca: revitalizando a cultura do Talian” do Campus Veranópolis do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) teve sua disputa na tarde do dia 25 de junho de 2022, sábado letivo. Na mesma data foi realizada a mesa-redonda “Revitalizando a cultura do Talian”.
As ações visam resgatar elementos históricos e linguísticos da região atendida pelo Campus. Talian é uma variante da língua vêneta falada por imigrantes italianos que vieram para a região da Serra gaúcha e que sobrevive ao tempo pela herança familiar.
Sobre o campeonato
O evento aconteceu na biblioteca do Campus, que estava decorada e reproduzia músicas e vídeos com termos e expressões em Talian. Participaram 14 duplas de estudantes.
No ato da inscrição , os participantes apresentaram palavras, expressões ou frases em Talian, as quais foram utilizadas durante as partidas e valiam pontuação. E nas semanas que antecederam o campeonato, os inscritos foram provocados a fazer falas e vídeos com seus nonos e nonas (avôs e avós) sobre o jogo da bríscola. Hélen Marchesini, estudante do segundo ano do curso técnico integrado em Administração, gravou um vídeo em que seus avós, Rosalina e Avelino Marchesini passaram dicas e truques para um iniciante do jogo da bisca.
Os vencedores do campeonato foram: 1º lugar: Henrique Hoffmann Ramos e Luiz Mário Marangon; 2º lugar: Emily da Silva de Carli e Gabriel Josias Baratto; 3º lugar: Pâmela Monfrini Segalotto e Samara Gusberti.
Sobre a mesa-redonda
A mesa-redonda “Revitalizando a cultura do talian” integrou a programação do campeonato e contou com a participação de especialistas no assunto. Prestigiaram a atividade pais e familiares de estudantes, estudantes do ensino médio técnico e superior tecnológico, servidores e representantes das prefeituras dos municípios de Nova Prata, Fagundes Varela e Vila Flores.
A abertura do evento foi feita pelo diretor-geral do Campus, Daniel de Carli, e, em seguida, ocorreu a reprodução do documentário “Talian: la nostra vera lengua madre”, que teve a coordenação de Fernanda Tomasi, painelista do evento. Na sequência, a professora Alcione Jacques falou sobre a pesquisa do Inventário da Língua Talian, concluído em 2010, que culminou na certificação desse idioma como Referência Cultural Brasileira, em 2014.
Em seguida, Edgar Marostica, que trabalha com a cultura taliana há mais de 30 anos, relatou sobre projetos e aprendizagens ao longo de sua carreira. No encerramento, os representantes municipais falaram da importância de ações para salvaguardar o Talian e sua cultura. O projeto é coordenado pelo professor Leandro Käfer Rosa.