Volta às aulas 2024: Confira data de início e dicas úteis a vida acadêmica

O mês de fevereiro de 2024 marca o início das aulas para os novos alunos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) e também o retorno dos que já estudam na instituição.

✏️Nos sites dos campi do IFRS há uma aba denominada “Espaço do Estudante”,  localizado no menu à esquerda. Lá é possível encontrar várias informações, dentre elas o calendário acadêmico, manual do estudante e a grade como horário das aulas.

🖥️ ️Neste mesmo Espaço, está o acesso ao Sistema Acadêmico, local em que são registradas as notas, as presenças e as faltas dos estudantes. Todos os alunos e seus responsáveis podem ter acesso mediante cadastro que deve ser feito no próprio sistema.

📌Auxílio estudantil – O auxílio estudantil é fornecido para contribuir com despesas relacionadas às questões escolares, de modo a fortalecer as condições de permanência e êxito nas atividades acadêmicas. Nesta matéria, você encontra mais explicações sobre os auxílios estudantis.

📍Quando chegar ao campus em que irá estudar, explore ao máximo os espaços! Os campi contam com laboratórios de informática, bibliotecas e, dependendo da unidade, outros locais de uso comum. Se tiver dúvidas, converse com os professores, vá à Diretoria de Ensino, conheça a Assistência Estudantil.

⏰Precisa de uma ajudinha para se organizar? Fizemos um planner lindo em diversos formatos que pode te auxiliar. Baixe o arquivo e utilize aquele que melhor atender às suas necessidades:

Planner IFRS 2024

📚📑📂📇📓🗓️

Confira o calendário de início do ano letivo

Campus Alvorada – 08 de fevereiro; Acesse o espaço do estudante

Campus Bento Gonçalves – 19 de fevereiro; Acesse o espaço do estudante

Campus Canoas – 19 de fevereiro; Acesse o espaço do estudante

Campus Caxias do Sul – 19 de fevereiro; Acesse o espaço do estudante

Campus Erechim – 15 de fevereiro (cursos superiores); 19 de fevereiro (cursos técnicos e superior de Engenharia Mecânica);  Acesse o espaço do estudante

Campus Farroupilha – 19 de fevereiro; Acesse o espaço do estudante

Campus Feliz – 19 de fevereiro; Acesse o  espaço do estudante

Campus Ibirubá – 15 de fevereiro; Acesse o espaço do estudante