Início do conteúdo

Vagas para estudar no IFRS: Publicados os editais do Processo Seletivo Complementar de estudantes 2022/1


São ofertadas 887 vagas em cursos técnicos para serem cursados junto ou após o Ensino Médio e em cursos superiores em 12 campi do IFRS. Interessados poderão se inscrever das 14h de 5 de abril até o dia 10, pelo link que será disponibilizado no site ingresso.ifrs.edu.br

Estão publicados os documentos com informações (editais) sobre o Processo Seletivo Complementar de Estudantes do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS), para ingresso de alunos ainda neste primeiro semestre de 2022. Os editais podem ser acessados no site ingresso.ifrs.edu.br e informam os detalhes da seleção, a lista de cursos e vagas, o cronograma e outros detalhes.

São ofertados cursos técnicos que podem ser cursados junto com o Ensino Médio, incluindo cursos de Educação de Jovens e Adultos (EJA); cursos técnicos voltados a quem já tem o Ensino Médio completo; e cursos superiores de graduação. No total, são 887 vagas, para os campi Alvorada, Bento Gonçalves, Canoas, Erechim, Farroupilha, Feliz, Ibirubá, Porto Alegre, Restinga (Porto Alegre), Rolante, Vacaria e Viamão (abaixo, mais informações). Vale lembrar que todos os cursos do IFRS são gratuitos e que não haverá taxa de inscrição para este Processo Seletivo.

O período de inscrições para a seleção será das 14h do dia 05 de abril às 23h59min do dia 10 de abril de 2022. As inscrições ocorrerão de forma totalmente on-line, pelo link que será disponibilizado no site de ingresso do IFRS, e o candidato precisa ter um CPF e um RG próprios para se inscrever (não pode ser com o número de documento dos pais, por exemplo). É necessário também estar cadastrado no gov.br, novo portal do governo que busca facilitar o acesso a serviços públicos (saiba mais sobre como será a seleção abaixo).

Todas as informações podem ser consultadas no site do Processo Seletivo (PS).

⚠️ IMPORTANTE SABER SOBRE A INSCRIÇÃO

Quando o candidato acessar o link para se inscrever no Processo Seletivo do IFRS, será direcionado para autenticação do gov.br. Caso já tenha conta, é só colocar o CPF e a senha do gov.br e entrar no formulário de inscrição do Processo Seletivo. Caso não tenha conta, o candidato deverá clicar em CRIAR SUA CONTA e só depois conseguirá preencher o formulário de inscrição e concorrer a uma das vagas ofertadas pelo IFRS no Processo Seletivo Complementar. Não deixe para se cadastrar no último dia de inscrição!

📝Como será a seleção dos estudantes:

▶️ Para cursar o Ensino Médio junto com um curso técnico no IFRS (cursos técnicos integrados ao Ensino Médio) ou para fazer um curso técnico no IFRS se o estudante está fazendo o Ensino Médio em outra instituição (curso técnico concomitante ao Ensino Médio), a seleção será por sorteio entre os inscritos.

 

▶️ Nos cursos técnicos para quem já tem o Ensino Médio completo (subsequentes ao Ensino Médio), a seleção será por sorteio ou a partir da da nota do Exame Nacional do Ensino Médio – Enem (os candidatos poderão utilizar desde a nota de 2016 até a atual).

 

▶️ Nos cursos superiores de graduação, a seleção ocorrerá por meio da nota do Enem (os candidatos podem usar a nota do Enem desde 2016 até a atual).

📌Prazos: (Cronograma prévio das publicações)

> Publicação dos documentos com os detalhes da seleção de estudantes (editais) – 04 de abril de 2022, no site ingresso.ifrs.edu.br.

> Período de inscrições para concorrer às vagas nos cursos – das 14h do dia 05 de abril às 23h59min do dia 10 de abril.

> Publicação dos resultados da seleção – 14 de abril de 2022, no site ingresso.ifrs.edu.br.

> Pré-matrículas – 15 a 17 de abril para a primeira chamada de candidatos.

📌Vagas ofertadas:

Cursos técnicos integrados e concomitantes ao ensino médio – 28 vagas
Cursos técnicos integrados – Educação de Jovens e Adultos (EJA) – 111 vagas
Cursos técnicos subsequentes ao ensino médio – 97 vagas
Cursos superiores de graduação – 651 vagas

📌 Confira os campi e os cursos do Processo Seletivo Complementar 2022/1

▶️ Para mais informações, os interessados podem seguir acompanhando os canais de comunicação institucionais, o site ingresso.ifrs.edu.br e as páginas nas redes sociais.

Fim do conteúdo