Uso de máscaras continua sendo obrigatório nas unidades do Instituto

O Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS) reforça que o uso de máscara continua sendo obrigatório em ambientes fechados de todas as suas unidades. Isso inclui salas de aula, salas de trabalho, corredores, elevadores, salas de reuniões, laboratórios, bibliotecas e outros.

No entanto, a necessidade de utilização desse equipamento de proteção em espaços abertos (ao ar livre), como pátios e estacionamentos externos, passou por uma avaliação, em cada unidade, pelas Comissões Locais para Prevenção, Monitoramento e Controle da Covid-19.  Confira no link o que ficou definido

A definição do Comitê Central considera o Decreto  Nº 56.422/22, do Governo do Estado do Rio Grande do Sul, que  tornou facultativo o uso de máscara em vias e espaços públicos ou privados ao ar livre.

O IFRS reforça ainda a necessidade de manutenção das demais medidas de prevenção da Covid-19: estar com o esquema vacinal completo e em dia (incluindo as doses de reforço disponíveis conforme a idade ou situação de cada pessoa), higienizar as mãos com frequência, deixar ambientes com ventilação natural e manter os distanciamentos físicos possíveis entre as pessoas, evitando aglomerações.

>> Saiba mais:

Se no meu município não é mais obrigatório o uso de máscara em ambientes fechados, por que ainda é no IFRS?

O IFRS é uma autarquia federal e tem autonomia para algumas decisões. As definições sobre os protocolos de prevenção da Covid-19 no IFRS são tomadas pelo Comitê Central de Enfrentamento da Covid-19 e pelas Comissões Locais a partir da análise de indicadores da pandemia e das orientações de profissionais e órgãos de saúde. Sobre o uso de máscara em ambientes fechados, o Comitê Central do IFRS informou que aguarda maior segurança e um posicionamento do Comitê Científico do Governo do Estado do Rio Grande do Sul para a tomada de decisões a respeito.

Nos espaços de circulação das unidades do IFRS, como corredores, é preciso usar máscara?

Nos espaços internos (que não são ao ar livre), o uso da máscara segue obrigatório em todas as unidades, tanto nas salas quanto nos corredores, banheiros, laboratórios, elevadores, escadas, estacionamentos fechados etc.

Não tenho certeza se nos ambientes ao ar livre do meu campus é obrigatório o uso de máscara. O que devo fazer?

A necessidade de utilização de máscara em espaços abertos (ao ar livre) passou por avaliação de cada uma das Comissões Locais para Prevenção, Monitoramento e Controle da Covid-19.  Confira no link o que ficou definido

Nos ginásios de esportes, é preciso usar máscara?

Sim. Ginásios são ambientes internos (fechados) e o uso de máscara segue obrigatório tanto na prática de esportes quanto para circulação ou permanência.

Nas quadras esportivas cobertas, é preciso usar máscara?

As quadras cobertas e sem paredes são ambientes abertos, então o uso de máscara é obrigatório ou não conforme definição da Comissão Local de cada unidade. Mas lembre-se: enquanto não for divulgada a orientação nesse sentido na sua unidade, o uso segue sendo obrigatório em todos os espaços do IFRS.

O IFRS seguirá fornecendo máscaras para estudantes e servidores que necessitem?

Sim. Caso o estudante ou servidor precise de máscara, deve fazer contato com a Comissão Local de Prevenção e Acompanhamento da Covid-19 por e-mail ou procurar a recepção da unidade para solicitar.

Estou com outra dúvida, como posso esclarecer?

Faça contato com o Comitê Central de Enfrentamento da Covid-19 no IFRS ([email protected]) ou com a Comissão Local de sua unidade (acesse aqui o e-mail das comissões locais).

📍 Faça a sua parte: E vale reforçar que as demais medidas de prevenção da Covid-19 são fundamentais. Por isso, esteja com o esquema vacinal completo e em dia (incluindo as doses de reforço disponíveis conforme a idade ou situação de cada pessoa), higienize as mãos com frequência, deixe ambientes com ventilação natural e mantenha o distanciamento físico possível entre as pessoas, evitando aglomerações.