Reitor do IFRS é nomeado para compor o Conselho Nacional de Ciência e Tecnologia

Júlio é titular do Conselho Nacional de Ciência e Tecnologia

O reitor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS), Júlio Xandro Heck, foi nomeado para compor o Conselho Nacional de Ciência e Tecnologia (CCT) como titular. O reitor foi indicado enquanto representante do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif), no qual é coordenador da câmara temática de Pesquisa e Inovação. Sua suplente é a reitora do IFC, Sônia Regina de Souza Fernandes.

O reitor do IFRS conta que espera poder colocar as pautas, demandas e experiências da Rede Federal junto ao Conselho. “Temos muitas coisas que são peculiares, como a interiorização da ciência. A Rede Federal faz a ciência também chegar a lugares mais distantes e que historicamente não eram contemplados, então um pouco do meu papel é levar esse olhar da Rede e das nossas características para as políticas nacionais de ciência e tecnologia”, defende.

Para ele, fazer parte do Conselho é um grande status acadêmico enquanto professor e pesquisador. “Tenho recebido muitas mensagens parabenizando pela conquista. Enquanto instituição, ocupamos um lugar de protagonismo, de poder participar de verdade. Me sinto representando um coletivo”, finaliza.

O Conselho Nacional de Ciência e Tecnologia é órgão consultivo de assessoramento superior do presidente da República para a formulação e a implementação da Política Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação. Trabalha na perspectiva de tornar a ciência, a tecnologia e a inovação um dos eixos estruturantes do desenvolvimento econômico e social do país, que articule e planeje a política nacional de desenvolvimento científico e tecnológico.

Composição do conselho:

O colegiado é composto por 28 membros: 14 ministros de estado, oito membros entre produtores e usuários de ciência e tecnologia e seis membros representantes de entidades dos setores de ensino, pesquisa, ciência e tecnologia. A presidência do CCT é exercida pelo presidente da República ou por um representante do governo federal por ele indicado. A secretária executiva do CCT é a ministra de estado da Ciência, Tecnologia e Inovação.