Publicados documentos com orientações do Processo Seletivo de estudantes do IFRS

Foram publicados nesta terça-feira, 16 de abril de 2019, os documentos que fornecem informações, orientações e conteúdos programáticos das provas (chamados de editais) do Processo Seletivo de estudantes 2019/2 do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS). São ofertadas mais de 1.400 vagas em cursos técnicos de nível médio (concomitantes e subsequente), Educação de Jovens e Adultos (EJA) e de graduação para ingresso no segundo semestre de 2019 em nove campi do IFRS:  Alvorada, Bento Gonçalves, Canoas, Erechim, Porto Alegre, Restinga (Porto Alegre), Rio Grande, Rolante e Viamão. Todos os cursos são gratuitos.

Os editais e todas as novidades podem ser acompanhadas pelo  site de ingresso.

Cursos concomitantes ao Ensino Médio – Edital nº 17/2019

Cursos subsequentes ao Ensino Médio – Edital nº 18/2019

Cursos superiores – Edital nº 19/2019

Cursos de Educação de Jovens e Adultos (Proeja) – Edital nº 20/2019

Sobre as inscrições

As inscrições para o Processo Seletivo iniciam-se no dia 18 de abril e vão até 8 de maio de 2019, pelo site de ingresso. Quem não tiver acesso a computador pode dirigir-se até o campus pretendido e realizar a inscrição em terminais disponíveis para este fim. Os endereços dos campi constam da lista abaixo.

Todos os cursos do instituto são gratuitos, e para ingressar é preciso participar de um processo de seleção (veja abaixo como funciona). O Processo Seletivo tem uma taxa de inscrição de R$ 35,00 (trinta e cinco reais) para os cursos técnicos e R$ 50,00 (cinquenta reais) para os cursos de graduação. A exceção é a seleção para ingresso em cursos de Educação de Jovens e Adultos (EJA), que não tem taxa de inscrição.

De 5 a 16 de abril de 2019, os candidatos puderam encaminhar pedido de gratuidade (isenção no pagamento) da taxa de inscrição. O resultado da solicitação está previsto para ser divulgado no  site de ingresso. nesta quarta-feira, 17 de abril. A concessão de isenção da taxa não garante a inscrição no processo seletivo. O beneficiado deverá acessar o Portal de Ingresso e realizar a inscrição a partir de 18 de abril de 2019.

As provas serão aplicadas em 2 de junho de  2019.

Como funciona a seleção:

Cursos concomitantes ao Ensino Médio

Os cursos concomitantes oferecem formação técnica profissional para os alunos que estão cursando o Ensino Médio em outra instituição de ensino e desejam complementar a formação.

Neste processo de seleção, os dois cursos concomitantes ao Ensino Médio ofertados pelo IFRS terão seleção por sorteio público. O candidato deve fazer a inscrição no período determinado (18/4 a 8/5/2019), por meio do site de ingresso do IFRS.

Cursos concomitantes ao Ensino Médio – Edital nº 17/2019

Cursos técnicos subsequentes ao Ensino Médio

Os cursos subsequentes oferecem formação técnica profissional para os alunos que já concluíram o Ensino Médio.

No momento de inscrever-se para essa modalidade no processo seletivo, o estudante pode optar por uma das alternativas: ingresso mediante “prova e nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem)”; apenas por “nota do Enem”; ou “somente prova”. No caso de optar pela nota do Enem, ele deve indicar o ano que deseja o aproveitamento (de 2013 até o atual). No caso de optar pela prova, o candidato vai prestar um exame de seleção com 40 questões objetivas que visam à avaliação dos conhecimentos adquiridos nas matérias do núcleo comum do Ensino Médio (Matemática e suas Tecnologias; Ciências da Natureza e suas Tecnologias; Ciências Humanas e suas Tecnologias; Linguagens, Códigos e suas Tecnologias).

Cursos subsequentes ao Ensino Médio – Edital nº 18/2019

Cursos superiores

Os cursos superiores têm como pré-requisito para ingresso o Ensino Médio concluído. O IFRS oferece cursos superiores de tecnologia (cuja vocação é atender a demandas específicas do mundo do trabalho), bacharelados (formam para atuar de forma mais ampla no mundo do trabalho), licenciaturas (indicados para quem quer atuar como professor de Ensino Fundamental e Médio, com disciplinas ligadas a didática, psicologia e pedagogia).

Na hora de inscrever-se no processo seletivo para um curso superior, o estudante pode optar por uma das alternativas: ingresso mediante “prova e nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem)”; apenas por “nota do Enem”; ou “somente prova”. No caso de optar pela nota do Enem, ele deve indicar o ano que deseja o aproveitamento (de 2013 até o atual). Ao optar pela prova, o candidato deverá prestar um exame com uma prova de redação e 45 questões objetivas (Matemática e suas Tecnologias; Ciências da Natureza e suas Tecnologias; Ciências Humanas e suas Tecnologias; Linguagens, Códigos e suas Tecnologias – incluindo questões de língua inglesa ou língua espanhola), que visam à avaliação dos conhecimentos adquiridos nas matérias do núcleo comum do Ensino Médio. Vale lembrar que o IFRS não participa mais da seleção pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu).

Cursos superiores – Edital nº 19/2019

Curso de Educação de Jovens e Adultos – EJA

Para participar da seleção de ingresso em cursos de Educação de Jovens e Adultos – EJA não é cobrada taxa de inscrição e não será necessário fazer prova, mas será necessário realizar a inscrição, entregar uma documentação e assistir a uma palestra.

Cursos de Educação de Jovens e Adultos (Proeja) – Edital nº 20/2019

É de responsabilidade dos candidatos a leitura atenta dos editais e seus anexos.Informações no site de ingresso do IFRS.

Como se preparar para o Processo Seletivo 2019/2

O simulado a distância (EaD) Pré-IFRS foi pensado para preparar os candidatos interessados em ingressar nos Processos Seletivos do #mundoIFRS. Para mais informações acesse: www.ifrs.edu.br/ensino/ead/pre-ifrs/

Datas importantes do Processo Seletivo 2019/2

05 a 16/04/19 Período de Solicitação de Isenção