Processo Seletivo 2023/1: Listas de classificados e primeira chamada para pré-matrículas estão divulgadas

Foram divulgadas nesta quinta-feira, 22 de dezembro de 2022, as listas com as classificações dos candidatos do Processo Seletivo de estudantes 2023/1 do IFRS que fizeram a seleção por prova, sorteio ou para os cursos EJA. As classificações podem ser conferidas na capa do site ingresso.ifrs.edu.br, clicando no nome do campus e depois no tipo de seleção que o candidato está concorrendo. Estão destacados os aprovados em primeira chamada, que são os primeiros colocados e já devem estar atentos aos próximos passos para encaminhar a documentação para a pré-matrícula (confira as informações no edital do seu curso, disponível no site de ingresso).

O envio da documentação da primeira chamada de classificados ocorrerá via sistema eletrônico no período de 04 a 10 de janeiro de 2023. O link do sistema eletrônico de pré-matrículas estará disponível na capa do site do Processo Seletivo a partir de 04 de janeiro.

Importante: estar classificado em primeira chamada não significa já ser um estudante do IFRS. É preciso seguir os próximos passos do cronograma do Processo Seletivo nos prazos estabelecidos no cronograma para realmente efetivar a matrícula.

ENEM: No dia 06 de fevereiro de 2023 será divulgada a primeira chamada para os classificados pelo Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Os candidatos precisam ficar atentos ao site ingresso.ifrs.edu.br.

DICAS IMPORTANTES SOBRE A PRÉ-MATRÍCULA:

📝 Se você foi classificado em primeira chamada, reúna a documentação necessária para a pré-matrícula. Os documentos e o modelo que terão os formulários já podem ser conferidos nos anexos dos editais. No entanto, não é necessário preencher o formulário em PDF, pois o que será válido será o formulário eletrônico que estará disponível no sistema pré-matrícula no período informado no cronograma (04 a 10 de janeiro para a primeira chamada de classificados). Lembre-se que os editais estão disponíveis no site ingresso.ifrs.edu.br, na página Editais.

📝 Tire fotos dessa documentação ou gere PDFs dos documentos. Preste atenção para que eles fiquem legíveis.

⚠️ Os candidatos convocados nas listas das chamadas deste Processo Seletivo que não finalizarem a etapa da pré-matrícula no sistema eletrônico dentro do prazo perderão o direito à vaga. Por isso, acompanhe as orientações e o cronograma do site ingresso.ifrs.edu.br e leia com atenção o edital do seu curso.

Comprovante de vacinação

▶️ Os candidatos classificados no Processo Seletivo de estudantes 2023/1 do IFRS precisam estar com a vacinação contra a Covid-19 em dia. O comprovante de vacina é um dos documentos obrigatórios para a matrícula. O candidato precisa ter ao menos uma dose da vacina registrada.

SOBRE AS COTAS:

▶️ Também estão sendo divulgadas neste dia 22 de dezembro as listas dos candidatos autodeclarados negros (pretos e pardos) e indígenas das modalidades de seleção sorteio, prova e EJA classificados em primeira chamada.

Pretos e pardos – No caso dos candidatos autodeclarados negros (pretos e pardos) da primeira chamada para pré-matrículas, além de enviar a documentação pelo sistema eletrônico, deverão participar da verificação étnico-racial, que ocorrerá nos dia 11 e 12 de janeiro de 2023. A data, o horário e o local para cada candidato estão publicados juntamente com a lista geral de classificações.

Indígenas – Os candidatos que se autodeclararam indígenas precisam, além de enviar a documentação pelo sistema eletrônico, preencher também o formulário eletrônico de autodeclaração de candidato indígena, anexando o Registro Administrativo de Nascimento de Indígena (RANI) ou declaração de pertença a grupo étnico indígena emitida por liderança indígena de sua comunidade.

📝 FICOU COMO SUPLENTE?

Chamada pública da seleção por prova, sorteio ou para os cursos EJA: Se depois da primeira fase de matrículas ainda restarem vagas para alguns cursos, o IFRS poderá publicar nova chamada de candidatos. A chamada pública da seleção por prova, sorteio ou para os cursos EJA, se ocorrer, está prevista para ser divulgada a partir das 18h do dia 06 de fevereiro de 2023. Os candidatos que estão nas listas de classificação como suplentes poderão participar.

A ordem de classificação dos candidatos é a publicada nesta quinta-feira, 22 de dezembro de 2022, e as chamadas seguirão essa ordem.

Confira as próximas etapas importantes do Processo Seletivo:

> 22/12/2022 – A classificação dos candidatos em primeira chamada para pré-matrículas e para a verificação étnico-racial será divulgada no site de ingresso.

> 04 a 10/01/2023 – Os aprovados em Primeira Chamada (Sorteio, Prova e EJA) deverão enviar a documentação de matrícula pelo sistema eletrônico (o link será disponibilizado no site de ingresso) e os classificados pela reserva de vagas para renda inferior a 1,5 salário mínimo deverão também enviar a documentação para análise de renda, no mesmo sistema eletrônico.

> 11 a 12/01/2023 – Os aprovados em primeira chamada (Sorteio, Prova e EJA) autodeclarados negros (pretos e pardos) deverão participar das comissões de heteroidentificação, presencialmente.

Confira todas as etapas do cronograma e continue acompanhando o site de ingresso.