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Processo seletivo 2022/2 especial para ingresso de estudantes indígenas recebe inscrições até dia 20 de junho


Cursos técnicos e superiores de graduação gratuitos de 10 campi do IFRS têm 96 vagas voltadas exclusivamente a candidatos indígenas. A lista de cursos e o documento com as orientações para a seleção de estudantes foram publicados nesta segunda-feira, 06 de junho. Campus Rolante oferta 08 vagas.

As inscrições para o Processo Seletivo 2022/2 especial de ingresso de estudantes indígenas estarão abertas das 14h desta segunda-feira, 6 de junho, até 20 de junho de 2022. São ofertadas 96 vagas em cursos técnicos e superiores gratuitos de 10 campi do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS): Alvorada, Bento Gonçalves, Canoas, Erechim, Porto Alegre, Restinga (POA), Rio Grande, Rolante, Vacaria e Viamão.

A lista de cursos oferecidos e o documento com as orientações para a seleção já estão publicados (acesse todas as informações no site de ingresso do IFRS). O ingresso ocorrerá no segundo semestre letivo de 2022. Os cursos do IFRS são presenciais.

 

📌 Confira as vagas para o Campus Rolante:

O Campus Rolante oferta 06 vagas para o Processo Seletivo 2022/2 especial de ingresso de estudantes indígenas. Confira o quadro de vagas:

 

📌 Sobre as inscrições:

As inscrições para o Processo de Ingresso Especial para Estudantes Indígenas poderão ser realizadas até 23h59min de 20 de junho de 2022. São feitas na internet, pelo link disponível no endereço ingresso.ifrs.edu.br, no botão Inscrições.  Não há cobrança de taxa. Para se inscrever, é preciso ter CPF próprio e cadastro no site Gov.br (saiba mais sobre como fazer o CPF e como criar conta no site Gov.br).

⚠️ Para os candidatos que necessitem de acesso à Internet, cada campus participante do processo seletivo estará disponibilizando computador e impressora nos endereços e horários constantes no edital, acesse.

Todas as informações podem ser conferidas no Edital nº 69/2022 e anexosVale reforçar que os cursos do IFRS são gratuitos.

📌 Confira como será o Processo Seletivo Indígena 2022/2 do IFRS:

Cursos técnicos integrados ao Ensino Médio na modalidade Educação de Jovens e Adultos – EJA (que possibilitam a formação de Ensino Médio e técnica profissional ao mesmo tempo) – poderão se inscrever candidatos indígenas que tenham o Ensino Fundamental completo (1º grau), maiores de 18 anos ou mais. A seleção será por sorteio entre os candidatos inscritos (sorteio a partir das 14h do dia 28 de junho).

Cursos técnicos concomitantes – poderão se inscrever candidatos indígenas que possuem o Ensino Fundamental completo (1º grau) e estão cursando qualquer etapa do Ensino Médio (2º grau). A seleção será por sorteio entre os candidatos inscritos (sorteio será a partir das 14h do dia 28 de junho).

Cursos técnicos subsequentes – poderão se inscrever candidatos indígenas que possuem o Ensino Médio (2º grau) completo. A seleção será por sorteio entre os candidatos inscritos (sorteio a partir das 14h do dia 28 de junho).

Cursos superiores de graduação – poderão se inscrever candidatos indígenas que possuam Ensino Médio (2º Grau) completo. A seleção se dará por meio de prova presencial de redação. A prova ocorrerá das 10h às 12h do dia 28 de junho.

 

>> Mais informações estão no Edital nº 69 e anexos. E acompanhe as novidades no site ingresso.ifrs.edu.br.

 

📌 Saiba mais sobre o Processo Seletivo Indígena do IFRS

O Processo Seletivo Indígena oferta duas vagas extras em cada um dos cursos disponíveis no Processo Seletivo regular, atuando como um complemento às cotas étnico-raciais para pretos, pardos e indígenas (PPI), conforme Lei 12.711/12 e a Política de Ação Afirmativa do IFRS. O objetivo é garantir o acesso de indígenas a cursos técnicos e superiores, assegurando um dos direitos constitucionais que é a educação. Podem participar estudantes indígenas oriundos de escolas públicas ou privadas.

Esse é o quarto Processo Seletivo do IFRS especificamente para indígenas. A iniciativa é oriunda da Política de Ingresso Especial e Permanência do Estudante Indígena do Instituto, aprovada em abril de 2019. O documento prevê também ações de apoio pedagógico para esses estudantes, com o objetivo de facilitar a permanência e incentivar que eles concluam os estudos com êxito.

 

📸 Na imagem em destaque está a estudante Jaíne Sales, que é de uma comunidade Cainguangue de Porto Alegre e aluna do curso Técnico em Biotecnologia subsequente ao Ensino Médio do Campus Porto Alegre do IFRS.

 

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