Início do conteúdo

Parceria entre IFRS e Prefeitura de Rolante estabelece implantação de Rede de Referência Cadastral Municipal


O IFRS Campus Rolante e a Prefeitura Municipal de Rolante estabeleceram uma parceria para a implantação de uma Rede de Referência Cadastral Municipal (RRCM) no município. Com o crescimento acelerado da zona urbana, há a necessidade de informações básicas para uma gestão urbanística adequada que forneçam apoio para a organização do cadastro territorial e padronização de projetos em obras civis. Assim, uma Rede de Referência Cadastral Municipal (RRCM) aliada a uma tecnologia eficiente de acessibilidade aos dados, permitirá fornecer uma estrutura padronizada de informações para o desenvolvimento do cadastro territorial no município.

Com o propósito de implantar e densificar uma RRCM, o IFRS colocou à disposição o professor Fernando Hillebrand, da área de Topografia e Desenho Técnico, juntamente com os equipamentos topográficos e geodésicos. Em contrapartida, a Prefeitura Municipal disponibilizou três vagas de estágio remunerado a estudantes do Curso Técnico em Agropecuária Integrado ao Ensino Médio do IFRS Campus Rolante e recursos materiais para a RRCM.

Dentre todas as atividades programadas pelo acordo estão:

  • Implantação física da RRCM por meio de marcos de concreto e chapas metálicas
  • Levantamento e ajustamento geodésico dos vértices que irão compor a RRCM
  • Divulgação para a comunidade das monografias dos vértices da RRCM implantados, estabelecendo assim diretrizes para os levantamentos topográficos que serão utilizados em projetos da construção civil
  • Levantamento topográfico da hidrografia e das redes de água, esgoto, elétrica, viária e drenagem localizados na zona urbana
  • Levantamento da profundidade dos rios que percorrem a zona urbana e próximas a ela
  • Delimitação cartográfica das zonas de uso e da ocupação do solo do plano diretor em imagens do Google Earth
  • Mapeamento da suscetibilidade a inundação da zona urbana

De acordo com o coordenador do projeto, professor Fernando Hillebrand, o trabalho terá a duração mínima de dois anos e seguirá as normativas técnicas da ABNT que foram atualizadas em 2022, sendo o município de Rolante um dos primeiros no Brasil a implantar uma RRCM seguindo as novas diretrizes da NBR 14.166 que estabelece os procedimentos obrigatórios para a implantação e densificação.

A diretora geral do IFRS Campus Rolante, professora Cláudia Dias Zettermann, destaca a parceria firmada com a Prefeitura Municipal de Rolante. “Cabe ressaltar que, desde a instalação do campus na cidade, sempre contamos com acolhimento e parceria, mas poder retribuir com aquilo que trazemos de melhor, profissionais altamente qualificados e comprometidos com a região, nos dá ainda mais gás. Somos uma instituição que tem como princípio fundamental promover a educação de forma indissociável com a pesquisa e a extensão”, afirma Cláudia.

Fim do conteúdo