Mesa redonda “Mulheres na ciência”

“Mulheres na ciência” – essa foi a temática da mesa redonda que aconteceu nas dependências do campus Rolante na manhã desta terça-feira, 19/03, para mais de 100 estudantes do ensino médio integrado e servidores da instituição.
O evento, que faz parte das ações relacionadas ao Mês da Mulher no campus, teve a participação das seguintes convidadas:

Márcia C B Barbosa
Professora Titular da UFRGS
Diretora da Academia Brasileira de Ciências
Doutora em Ciências

Maiara Rosa Alves
Professora da rede pública estadual
Mestra e Doutoranda em Educação em Ciências pela UFRGS

Maria Helena Ferreira
Estudante do curso técnico em Química da escola Liberato Salzão Vieira da Cunha.
1º lugar na MOSTRATEC – a maior Mostra de Ciências da América Latina.

Durante a mesa redonda, as convidadas apresentaram, através de dados estatísticos, os baixos percentuais das mulheres nas carreiras das ciências exatas e tecnológicas e nos cargos de liderança, mostrando as possíveis causas sociais que acabam afastando as meninas destas carreiras.
Ao final, a estudante Maria Helena fez um relato da sua experiência como pesquisadora, os apoios recebidos e as conquistas até o momento, reforçando a motivação para que as meninas desenvolvam cada vez mais pesquisas.

Texto: Vanessa Limana Berni