Lançada a segunda edição do Projeto Contantes

O projeto de extensão Contantes, do Campus Rolante do IFRS, divulga sua segunda edição. O tema neste ano será “Reflexões e ações de mediação de leitura e contação de histórias na comunidade”. A proposta é proporcionar espaços de interlocução e de troca de experiências e vivências entre mediadores de leitura e estruturar ações e projetos de incentivo à leitura em salas de aula, bibliotecas (escolares, públicas, comunitárias), espaços comunitários como praças, associações de bairros, e também no ambiente virtual.

Os encontros ocorrerão quinzenalmente, às quintas-feiras, das 19h30 às 21h, no período de 05 de agosto a 09 de dezembro, de forma remota, pela plataforma Google Meet. Participarão dos encontros, como convidadas, as escritoras de literatura para a infância e juventude Heloisa Prieto, Sonia Rosa, Milene Barazzetti e Anna Claudia Ramos, que vão debater aspectos relativos ao universo literário e à contação de histórias, e à diversidade e representatividade étnico-racial e de gênero na literatura.

Ao longo dos encontros, também haverá compartilhamento de iniciativas na área do livro e leitura, com relatos dos convidados: Coletivo Mulheres Negras na Biblioteca, de São Paulo, Biblioteca Comunitária Sol e Lua, de Cachoeirinha, Projeto Traçando o perfil do leitor, do IFSul Camaquã, e Feira do Livro da EMEF Monteiro Lobato, de Canoas. Atuarão como mediadores dos encontros integrantes da comunidade interna e externa do campus: Bruna Dahm dos Santos, Hilaine Santos do Carmo, Aline Nardes dos Santos, Joyce Reis, Cristian Rheinheimer e Anelise Paiva.

O projeto conta com o apoio dos Núcleos de Estudos e Pesquisas em Gênero e Sexualidade (NEPGS) e de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (NEABI) do IFRS Campus Rolante. O público-alvo do projeto são professoras(es), bibliotecárias(os), mediadores(as) de leitura, contadores(as) de histórias, escritores(as), artistas, e toda comunidade interessada no tema.

As inscrições iniciam em 26 de julho, pelo link https://forms.gle/oJ3aAV7oMuWb6cJ8A e são limitadas a 100 inscritos e, para quem obtiver 80% de frequência nos encontros será emitido certificado de extensão de 30h do IFRS. O projeto é coordenado pela docente de Letras – Português/Inglês Ana Paula Cecato e pelos estudantes bolsistas de cursos de ensino médio integrado Evelyn Gerusa de Abreu, Jéssica Elisa Tolksdorf e João Thiago da Silva de Borba, todos vinculados ao Campus Rolante do IFRS.

Para mais informações, é possível acessar as redes do projeto:
Facebook: https://www.facebook.com/contantes
Instagram: @contantes.ifrs