Início do conteúdo

Júlio Xandro Heck é reeleito reitor do IFRS


Estudantes e servidores votaram para reitor e diretor-geral dos 17 campi do IFRS. A homologação dos resultados ocorreu nesta segunda-feira.

O professor Júlio Xandro Heck foi reeleito reitor do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS) pelos estudantes e servidores. Nestas eleições, 8.951 estudantes e servidores do IFRS foram às urnas nos 17 campi e na Reitoria e escolheram também os(as) diretores(as)-gerais dos campi (confira a lista abaixo). As eleições foram realizadas no dia 2 de outubro de 2019, com homologação dos resultados nesta segunda-feira, 7 de outubro. As posses devem ocorrer a partir de fevereiro de 2020, e os mandatos terão duração de quatro anos.

> Confira aqui a homologação dos resultados do processo eleitoral

Júlio Xandro Heck foi candidato único e assumirá o segundo mandato como reitor do IFRS. “Em um momento político e econômico bastante complicado para as instituições federais de ensino, o IFRS deu um claro sinal de maturidade institucional e de reconhecimento a nossa gestão com a candidatura única”, observa.

Para o primeiro mandato, o reitor assumiu como pro tempore em maio de 2018, após ter sido eleito em pleito excepcional realizado em março do mesmo ano devido à vacância do cargo, com o falecimento do então reitor, professor Osvaldo Casares Pinto, que havia sido eleito para o quadriênio 2016-2020. O primeiro mandato de Júlio se encerrará em fevereiro de 2020.

Desafios e prioridades

Sobre os desafios atuais, o reitor destaca a necessidade de preservar conquistas históricas do ensino público federal. “Precisamos defender os princípios emanados da nossa lei de criação (Lei dos Institutos Federais – Lei 11.892/2008). Há reformas e projetos em curso que afrontam o nosso modelo de ensino e as nossas concepções pedagógicas e precisamos estar sempre atentos e vigilantes”, aponta Júlio. Ele complementa: “Precisamos reafirmar o IFRS como espaço de transformação social, de desenvolvimento de soluções para os problemas da sociedade, de formação completa e plena dos nossos estudantes e também como um espaço de pluralidade de pensamento, de liberdade de expressão, de aprender e de ensinar. Mas, por óbvio, também precisamos garantir o funcionamento pleno da nossa instituição”.

Quando questionado sobre as prioridades de gestão, Júlio cita a consolidação dos campi, para que todos “tenham estruturas que assegurem ensino, pesquisa e extensão de qualidade”; o combate à evasão e à retenção dos estudantes; e a aproximação com a comunidade externa, desenvolvendo projetos de extensão e pesquisa que contribuam com a sociedade gaúcha. “Mais do que nunca, precisamos ‘sair de dentro dos nossos muros’ e mostrar para a comunidade externa o quanto os Institutos Federais são fundamentais para um desenvolvimento soberano e independente do nosso país”, ressalta.

Sobre o reitor

Júlio Xandro Heck é natural de Alecrim (RS), tem 42 anos e atua no magistério há 13, período no qual foi também pró-reitor de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação do IFRS (de 2013 a 2016). É formado em Química Industrial de Alimentos, possui mestrado em Microbiologia Agrícola e do Ambiente, doutorado em Biologia Celular e Molecular e pós-doutorado em Biotecnologia.

Os próximos passos do processo eleitoral – O próximo procedimento é a homologação do resultado das eleições na reunião do Conselho Superior da Instituição, a ser realizada no dia 5 de novembro de 2019. A posse do reitor, ainda sem previsão de data, ocorrerá no Ministério da Educação, em Brasília. A posse dos novos(as) diretores(as)-gerais de campus está prevista para fevereiro de 2020.

Segundo turno – Nos campi Canoas e Caxias do Sul haverá segundo turno de votação para diretor(a)-geral de campus. Nessas unidades, havia mais de dois candidatos para o cargo e os votos do primeiro colocado não foram superior à soma dos votos dos demais candidatos. A campanha eleitoral ocorrerá de 8 a 21 de outubro e as eleições do segundo turno serão no dia 23 de outubro de 2019.

Sobre as eleições no IFRS

Estudantes regularmente matriculados e servidores são considerados aptos a votar. O voto não é obrigatório e é secreto. A contagem do resultado dá pesos iguais para os votos de cada um dos três segmentos: 1/3 para a manifestação dos professores, 1/3 para a dos técnico-administrativos e 1/3 para a manifestação dos alunos. Júlio Xandro Heck recebeu 8.186 votos.

 

>> Resultados das eleições para diretor(a)-geral de campus:

Campus Alvorada – diretor reeleito Fábio Azambuja Marçal

Campus Bento Gonçalves – diretor eleito Rodrigo Otávio Câmara Monteiro

Campus Canoas – haverá segundo turno entre as servidoras Jaqueline Terezinha Martins Corrêa Rodrigues e Patrícia Nogueira Hübler.

Campus Caxias do Sul – haverá segundo turno entre os servidores Jeferson Luiz Fachinett e Rachel Oliveira.

Campus Erechim – diretor reeleito Eduardo Angonesi Predebon

Campus Farroupilha – diretor reeleito Leandro Lumbieri

Campus Feliz – diretor eleito Marcelo Lima Calixto

Campus Ibirubá – diretora eleita Sandra Peringer

Campus Osório – diretora eleita Flávia Santos Twardowski Pinto

Campus Porto Alegre – diretor eleito Fabrício Sobrosa Affeldt

Campus Restinga – diretor eleito Rudinei Müller

Campus Rio Grande – diretor reeleito Alexandre Jesus da Silva Machado

Campus Rolante – diretora eleita Cláudia Dias Zettermann

Campus Sertão – diretor reeleito Odair José Spenthof

Campus Vacaria – diretor reeleito Gilberto Luíz Putti

Campus Veranópolis – diretor eleito Daniel de Carli

Campus Viamão – diretor reeleito Alexandre Vidor

—————————————————————————

 Você conhece o IFRS?

 O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) oferece cursos gratuitos em 16 municípios do Rio Grande do Sul. São cursos de nível médio (técnicos que podem ser cursados de forma integrada, concomitante e subsequente ao Ensino Médio), superiores (de graduação e pós-graduação) e de extensão. O IFRS é uma instituição federal de ensino público e gratuito.

As unidades do Instituto são: Campus Alvorada, Campus Bento Gonçalves, Campus Canoas, Campus Caxias do Sul, Campus Erechim, Campus Farroupilha, Campus Feliz, Campus Ibirubá, Campus Osório, Campus Porto Alegre, Campus Restinga (Porto Alegre), Campus Rio Grande, Campus Rolante, Campus Sertão, Campus Vacaria, Campus Veranópolis e Campus Viamão. A Reitoria está localizada no município de Bento Gonçalves.

No total, são cerca de 22 mil alunos e 200 opções de cursos. Mais informações no sitewww.ifrs.edu.br.

 Saiba também: Além do IFRS, no Rio Grande do Sul há outros dois Institutos Federais (IFs): oInstituto Federal Sul-rio-grandense (IFSul), com Reitoria em Pelotas; e o Instituto Federal Farroupilha (IFFar), com Reitoria em Santa Maria. Em todo o país, são 38 IFs levando ensino público e gratuito a mais de 600 municípios (para conhecer a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, acesse o site do Conif).

Fim do conteúdo