Inscrições abertas para a seleção do mestrado em Educação Profissional e Tecnológica

Estão abertas as inscrições para a seleção do curso de Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT), para a turma de 2024. No Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS), o curso é ofertado pelo Campus Porto Alegre, com 20 vagas abertas neste processo seletivo. Metade das vagas é reservada a servidores da Rede Federal. As inscrições vão até o dia 04 de janeiro de 2024.

Inscrições

Para se inscrever o candidato deverá preencher um formulário eletrônico com dados pessoais, acadêmicos e profissionais, selecionar a instituição de interesse e indicar se deseja concorrer a vagas reservadas para servidores ou ampla concorrência. A taxa de inscrição, no valor de R$ 150,00, poderá ser paga até 05 de janeiro. A isenção da taxa poderá ser solicitada até 1º de dezembro de 2023.

Exame de Seleção

Será aplicado no dia 25 de fevereiro de 2024, um Exame Nacional de Acesso (ENA), que contará com 50 questões objetivas. Poderão participar da seleção, pessoas que tenham diploma ou declaração de conclusão de curso superior devidamente reconhecido (ou revalidado) por órgãos competentes do Ministério da Educação (MEC).  Além disso, os candidatos inscritos para vagas de ampla concorrência deverão ter atuado em 2023 junto a educação profissional e tecnológica, conforme exposto no item 2.2 c do edital retificado. O resultado final sai no dia 13 de março, e as aulas estão previstas para começar no mês de abril de 2024.

ProfEPT

O ProfEPT é um programa de pós-graduação em Educação Profissional e Tecnológica, com um mestrado profissional em Educação Profissional e Tecnológica em rede nacional, da área de Ensino, coordenado pelo Instituto Federal do Espírito Santo (IFES).  É reconhecido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Idealizado pelo Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif).

Tem como objetivo proporcionar formação em educação profissional e tecnológica, visando tanto a produção de conhecimento como o desenvolvimento de produtos, por meio da realização de pesquisas que integrem os saberes inerentes ao mundo do trabalho e ao conhecimento sistematizado.