IFRS no Fórum Franco-brasileiro Ciência e Sociedade

O IFRS esteve representado no Fórum Franco-brasileiro Ciência e Sociedade, que aconteceu no IF Goiano, Campus Urutaí, de 21 a 25 de outubro de 2019. Estudantes do Campus Rolante apresentaram o trabalho “O uso da Plantas Alimentícias Não Convencionais (PANC) na Dieta Vegetariana”, que teve orientação das professoras Alice Ribeiro Dionizio e Adriana Regina Corrent.

Os temas da edição deste ano do Fórum foram: Alimentação e Saúde; Biodiversidade; Democracia e Saúde e Mudanças Climáticas em nível local. O evento é uma ação da 16ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), promovido pelo Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif), em parceria com o Ministério da Agricultura e Alimentação da França. O Fórum ocorre desde 2005, a cada dois anos, alternadamente na França e no Brasil.

Estiveram envolvidos nas atividades 11 liceus agrícolas e oitos institutos federais (além do IFRS e do IF Goiano, também o IFNMG, IF Sudeste MG, IFMG, IFMA, IF Sertão-PE e Ifam). De maneira conjunta, essas instituições buscam estratégias sustentáveis de cooperação para o incremento da formação científica dos discentes, oportunizando novas experiências científicas e incentivando a atuação de multiplicadores dedicados a ciência, tecnologia, meio ambiente, saúde e qualidade de vida.

Do IFRS, participaram as estudantes Amanda Carafini, Cássia Larissa Alves de Oliveira, Maria Carmem da Costa Carvalho Gomes, Viviane Schmitt da Silva; a professora Alice Ribeiro Dionizio e a servidora Viviane Campanhola Bortoluzzi, que auxiliou em traduções da língua francesa.