IFRS está na lista das melhores universidades do mundo

O Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS) está na lista das melhores universidades do mundo. O ranking 2019 foi divulgado nesta segunda-feira, dia 5 de agosto de 2019, pelo Centro de Classificações Universitárias Mundiais (CWUR). São listadas 2 mil instituições de todo o mundo e o IFRS aparece na posição 1.460 em nível mundial. Das  instituições brasileiras que figuram na relação, 52 no total, o IFRS está com a 35ª colocação e é o único Instituto Federal a constar no ranking.

Conforme o CWUR, a metodologia do ranking considera quatro áreas: qualidade da educação, emprego de ex-alunos, qualidade do corpo docente e desempenho da pesquisa. O IFRS destacou-se no desempenho da pesquisa, o qual é baseado em: a) resultado da pesquisa, medido pelo número total de trabalhos de pesquisa, b) publicações de alta qualidade, medidas pelo número de trabalhos de pesquisa que aparecem em periódicos de primeira linha, c) influência, medida pelo número de trabalhos de pesquisa que aparecem em periódicos altamente influentes, e c) citações, medidas pelo número de trabalhos de pesquisa altamente citados.

Segundo o reitor do IFRS, Júlio Xandro Heck, “ficamos muito felizes e orgulhosos pela colocação alcançada. Ser o único Instituto Federal nesta seleta lista e estar à frente de muitas grandes universidades brasileiras é algo a ser comemorado, com certeza. Além disso, é um reconhecimento aos professores e técnicos do IFRS! Em um momento de incertezas e dificuldades, serve também para renovar as nossas forças, para que possamos continuar sendo uma instituição pública, gratuita, de qualidade, inclusiva e cada vez mais alinhada às demandas da sociedade”, afirma.

Para o pró-reitor de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação, Eduardo Girotto, “estar entre as instituições brasileiras mais bem colocadas nesse ranking internacional é algo muito positivo. Esse resultado é consequência do trabalho que está sendo realizado no IFRS, focado no atendimento das demandas da sociedade, que resulta em produtos como publicações técnicas e científicas de alta qualidade”, acrescenta.

O pró-reitor de Ensino, Lucas Coradini, destaca que há um conjunto de fatores que contribuem para esse reconhecimento, dentre os quais “as políticas institucionais importantes que colaboraram para esse resultado, desde os diferentes editais de fomento a projetos até o programa de capacitação dos servidores, que possibilita a qualificação contínua dos nossos quadros”. E complementa, “o mais curioso, diferentemente das demais instituições do ranking, que possuem foco na educação superior e em nível de pós-graduação, atuamos desde a educação básica através do ensino médio integrado e da educação de jovens e adultos, o que demonstra que essa excelência é possível em todos os níveis de ensino”, finaliza.

Sobre o Centro de Classificações Universitárias Mundiais: O Centro de Classificações Universitárias Mundiais (CWUR) apresenta-se como uma organização de consultoria que fornece assessoria política, insights estratégicos e serviços de consultoria a governos e universidades para melhorar os resultados educacionais e de pesquisa. A CWUR também publica rankings universitários globais.

Acesse o ranking geral: https://cwur.org/2019-2020.php