IFRS está com inscrições abertas para curso técnico gratuito e a distância “Multimeios Didáticos”

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) Campus Osório está oferecendo mais uma oportunidade de curso gratuito no Processo Seletivo 2024/01. A novidade é o curso técnico em Multimeios Didáticos, voltado para quem tem o ensino médio completo (curso técnico subsequente ao ensino médio).

O curso é ofertado na modalidade de Educação a Distância (EaD), com parte da carga horária presencial. São 50 vagas. As inscrições também são gratuitas e podem ser realizadas até 05 de dezembro de 2023. A seleção será feita através de sorteio público entre os inscritos, dia 12 de dezembro. O início das aulas será no primeiro semestre do próximo ano.

Sobre o curso

Projetado para desenvolver competências essenciais para atuação em apoio pedagógico e com tecnologias educacionais, o curso tem duração de três semestres (um ano e meio). Combina a flexibilidade da educação a distância (80% da carga horária) com sessões presenciais (20%), preparando para um mundo de trabalho que valoriza a inovação e a adaptabilidade.

Durante o curso o aluno irá estudar sobre Educação a Distância; Teorias da Aprendizagem; Comunicação, Linguagem e Tecnologia; Educação Inclusiva; Produção de Mídias Digitais; Fotografia e Produção de Vídeos Educacionais; Libras; Abordagens Pedagógicas Modernas; Empreendedorismo, dentre outras disciplinas teóricas e práticas que visam formar profissionais com habilidades técnicas, pedagógicas e de comunicação para apoiar práticas educacionais.

O profissional deverá desempenhar um papel colaborativo na criação e aplicação de materiais audiovisuais, demonstrando pensamento crítico, adaptabilidade e um compromisso constante com a atualização.

Para mais informações, os candidatos podem entrar em contato com a coordenação do curso pelo e-mail [email protected]

Como fazer a inscrição

As inscrições são realizadas por meio de formulário eletrônico. O edital com todas as informações, assim como o link de inscrições, está disponível no site ingresso.ifrs.edu.br. Não  há cobrança de taxa de inscrição e nem de mensalidade.

Reserva de vagas – cotas

O Processo Seletivo reserva 50% das vagas para estudantes oriundos de escolas públicas, divididas em cotas também para candidatos de baixa renda, pretos, pardos e indígenas; e tem ainda outras vagas reservadas para pessoas com deficiência (PcD). Os demais candidatos podem se inscrever e concorrer nas vagas de acesso universal.

Principais datas:

• Inscrições – até 05/12/2023
  • Divulgação da lista dos candidatos homologados – 06/12/2023
  • Sorteio – 12/12/2023

Início das aulas – primeiro semestre de 2024

Mais informações no site ingresso.ifrs.edu.br