IFRS em construção: conheça as melhorias na infraestrutura das unidades no período da pandemia

O ano de 2020 chegou ao fim com quadras poliesportivas finalizadas, placas fotovoltaicas instaladas e adequações em infraestrutura realizadas para cumprir os Plano de Prevenção e Proteção contra Incêndios (PPCI) em campi do IFRS. Com unidades sem atividades acadêmicas presenciais devido à pandemia de Covid-19, as obras planejadas tiveram andamento, por meio da soma de esforços das equipes envolvidas e com recursos oriundos da Reitoria do IFRS.

O diretor de Planejamento e Obras (DPO) do IFRS, Renato Pereira Monteiro, explica que foram exigidos protocolos específicos das empresas prestadoras de serviços para evitar o contágio do novo coronavírus. Dessa forma, foi possível evitar o rompimento de contratos e zelar pela manutenção de empregos. “Houve um esforço também das equipes técnicas envolvidas na fiscalização de obras. Evitamos viagens em grupos e boa parte da fiscalização ocorreu por meio de fotos e vídeos, com o apoio e o suporte dos servidores das unidades”, observou.

Quadras poliesportivas nas unidades

Em 2020, foram finalizadas as quadras poliesportivas dos campi Alvorada e Osório. Tiveram andamento as obras das quadras de Farroupilha e Feliz. A previsão é que, até fevereiro de 2021, tenham início as obras das quadras de mais três unidades: Rolante, Vacaria e Erechim, já licitadas e em fase de contratação.

As quadras representam o fortalecimento da formação integral dos estudantes e a oferta de um espaço adequado para a prática esportiva em todas as unidades. A Comissão de Educação Física, Esportes e Lazer do IFRS ressalta que, em um contexto educacional, a construção de uma quadra poliesportiva garante que a educação física possa abranger a diversidade de conteúdos e conhecimentos que são de responsabilidade da área e contribuir para que as aulas sejam ministradas com maior qualidade.

A oferta de infraestrutura que possibilite a prática esportiva em todas as unidades está em consonância com o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) e a Política de Educação Física, Esporte e Lazer da instituição. Renato Monteiro lembra que, desde 2018, a comunidade acadêmica recebeu as quadras dos campi Caxias do Sul e Canoas, bem como a cobertura com reforma da quadra do Campus Restinga. Até o final de 2021, todas as unidades devem passar a contar com um espaço específico para a prática esportiva.

Obras para ampliar a segurança

Em 2020, o IFRS também deu continuidade ao processo de incremento da segurança das edificações, priorizando ações relacionadas ao PPCI. “Realizamos obras nas unidades de Porto Alegre, Restinga, Ibirubá, Canoas, Osório, Caxias do Sul e Bento Gonçalves”, conta o diretor de Planejamento e Obras.

“Em 2021, vamos dar continuidade aos trabalhos com as obras de PPCI nos campi Feliz e Sertão e o desenvolvimento da etapa final nos campi Porto Alegre e Caxias, com a construção das escadas de saída de emergência”, complementa.

Começa implantação de estrutura para aproveitamento da energia solar

Outra melhoria em andamento é a instalação de painéis fotovoltaicos em nove unidades do IFRS. Quando estiverem em funcionamento, a previsão é economizar R$ 324 mil por ano em energia elétrica na instituição.

O engenheiro eletricista Wellington Bonato, da DPO do IFRS, explica que estão previstas três etapas: a instalação dos painéis fotovoltaicos; a instalação de inversores de frequência e demais infraestrutura elétrica; e, por fim, a mudança do padrão de medição da concessionária, para que a instituição possa faturar a energia gerada e abatê-la na conta a ser paga à concessionária.

Os campi Bento Gonçalves, Canoas, Sertão e Alvorada já receberam painéis fotovoltaicos, mas a previsão é que até fevereiro outras cinco unidades tenham a primeira etapa concluída. Também receberão os painéis Rolante, Vacaria, Caxias do Sul, Farroupilha e Rio Grande. O quantitativo de usinas necessárias para atendimento aos demais campi do instituto está contemplado em processo licitatório em desenvolvimento pelo Instituto Federal do Sul de Minas Gerais.