IFRS Campus Rolante vai contar com nova rota de transporte público em 2024

Em 2024, o IFRS Campus Rolante vai contar com o serviço de transporte intermunicipal da Citral, empresa sediada em Taquara e que, além de linhas rodoviárias na região, também opera linhas metropolitanas geridas pela Metroplan, linhas municipais e circulares. Estudantes em situação socioeconômica vulnerável serão os maiores beneficiados com a operação, pois a empresa também ofertará a possibilidade do passe livre estudantil.

Essa ação foi possível graças ao trabalho reiterado da Coordenação de Assistência Estudantil (CAEP) do IFRS Campus Rolante, que não mediu esforços em busca da possibilidade de ofertar transporte público aos estudantes. “A proposta é que consigamos implementar uma linha de transporte público para atender os estudantes do Campus Rolante. É uma rota preliminar que será submetida a Metroplan para ser viabilizada. O passe livre estudantil atenderá alunos com renda per capita até 1,5 salário mínimo regional e também poderá haver desconto na passagem, caso a rota seja implementada”, destaca a coordenadora de Assistência Estudantil do IFRS Campus Rolante, Thayná Teixeira.

Thayná ressalta a importância da participação dos estudantes nesse processo. “Nosso maior objetivo enquanto assistência estudantil é garantir a permanência e êxito dos alunos dentro dos seus processos de aprendizagem. Nosso gargalo é o transporte até o campus. Mesmo aqueles estudantes que recebem auxílio estudantil, às vezes, não conseguem suprir o pagamento de um transporte privado o que acaba prejudicando a permanência deles na instituição. O transporte público viabiliza a permanência principalmente dos estudantes em situação socioeconômica mais vulnerável”, explica.

Para estipular uma rota de transporte público intermunicipal para o Campus Rolante, conforme Thayná, era necessário já ter uma linha criada com esse intuito. “Fizemos vários contatos formais com a Metroplan que nos orientou a já termos uma rota traçada previamente para autorização do passe livre estudantil. A partir disso, em diversos momentos, foi solicitado a Citral a criação dessa linha, onde vários servidores apresentaram a demanda, justificando a importância dessa ação para os nossos estudantes. Felizmente, ao longo deste ano, em novas tentativas para solucionar essa questão, conseguimos que a empresa acolhesse a nossa demanda e nos possibilitasse dar continuidade a esse projeto. Então, é importante que na próxima terça-feira, dia 05 de dezembro, nos turnos da manhã e da tarde, os alunos estejam presentes no campus para fornecer o endereço domiciliar ao funcionário da Citral que estará aqui orientando a comunidade acadêmica sobre o passe estudantil. Assim, teremos um mapeamento mais assertivo para a criação da rota, ainda preliminar. A meta é que tenhamos linhas de transporte público funcionando manhã, tarde e noite”, orienta a coordenadora de Assistência Estudantil do campus.

A ideia inicial é que a rota atenda estudantes de Igrejinha, Parobé e Taquara, com possibilidade de expansão para Três Coroas, segundo Thayná. Santo Antônio da Patrulha já é atendido pela Citral e Rolante tem rota disponibilizada por meio de acordo com a prefeitura municipal. “Importante destacar também que a intenção é que o transporte acesse o interior do campus, deixando os estudantes no prédio com segurança. Vamos buscar também o fornecimento mais acessível do passe estudantil, não necessitando o deslocamento do estudante até Porto Alegre, por exemplo. Isso também será orientado na terça-feira”, ressalta a coordenadora.

Confira abaixo mais informações: