Início do conteúdo

IFRS Campus Rolante recebe doação de livro sobre experiências negras no RS


No dia 17 de maio, em visita ao IFRS Campus Rolante, por convite do coordenador do NEABI, Daniel Santana de Souza, o professor Ubiratã Ferreira Freitas, doutor em História pela UFSM (2019), se reuniu com a diretora geral, Cláudia Zettermann, para presentear o campus com seu livro Cotidiano e Trabalho: Experiências Negras e Escravas na Província do Rio Grande do Sul (1856-1888). A obra versa sobre a participação e presença do africano e afro-brasileiro na região do Vale do Rio dos Sinos – Paranhana.

Nas palavras do professor Ubiratã, “Para entender como se constituem as relações étinico-racias e sociais e suas fronteiras edificadas durante os períodos históricos, acreditamos que devemos tentar perceber e interpretar o conceito, na natureza e o significado da palavra escravidão”.

Um importante momento de consolidação da Lei 10.639, que tornou obrigatório o ensino de História e Cultura Africana e Afro-brasileira. A Lei 10.639, que completa 20 anos em 2023, representa a culminância dos esforços do Movimento Negro na efetivação de uma política educacional que considera a participação dos povos negros na formação histórica e cultural de nosso país.

O IFRS Campus Rolante agradece a doação da referida obra.

Fim do conteúdo