I Encontro de Professores(as) de Arte dos IFs da Região Sul está com inscrições abertas

Interessados em participar do I Encontro de Professores(as) de Arte dos IFs da Região Sul (ENPAIF Sul) podem se inscrever, via formulário eletrônico, até 25 de julho.

O evento pioneiro ocorre entre 11 e 13 de agosto e é fruto de uma ação extensionista do Campus Canoas, sob a coordenação de Juliana da Cruz Mülling.

A atividade contará com trabalhos nas modalidades síncrona – relatos de experiências, com apresentação oral de processos relacionados às atividades remotas; apresentação de livros ou publicações desenvolvidas; produções artísticas autorais de docentes artistas –  e assíncrona – vídeos com resultados de projetos desenvolvidos no âmbito da pesquisa, do ensino e da extensão, nas linguagens da arte (duração de 5 minutos); exposição on-line de fotografias ou vídeos que contemplem trabalhos artísticos autorais de docentes artistas, de estudantes e da comunidade escolar, que serão apresentadas no site da Galeria de Arte Claudia Paim, do Campus Osório do IFRS, durante o período compreendido entre 11/08 e 11/10.

O encontro tem como finalidade ser um espaço de partilha e integração, visando, também, fortalecer e qualificar a área da arte no âmbito dos Institutos Federais e da educação profissional e tecnológica.

Trocas de experiências e momentos de formação se integram a questões que serão debatidas neste período de atividades predominantemente remotas. As dificuldades metodológicas da área da arte e o seu lugar no contextos dos IFs, bem como metodologias, ferramentas, plataformas que possam auxiliar na atual conjuntura, estão entre as temáticas que serão trabalhadas.

A comissão organizadora é composta por Jefferson Araujo Moraes (IFPR), Katyuscia Sosnowski (IFPR), Estevão Fontoura (IFRS), Juliana da Cruz Mülling (IFRS), Patricia Nunes Martins (IFSC) e Carla Fonseca do Amaral (IFSUL).

Confira, a seguir, a programação prévia:

11 de agosto [quarta-feira], à noite:
⟩⟩⟩ palestras de abertura e lançamento de exposições on-line;

12 de agosto [quinta-feira], à tarde:
⟩⟩⟩ apresentações de comunicações em salas temáticas;

13 de agosto [sexta-feira], pela manhã:
⟩⟩⟩ plenária acerca das novas diretrizes para a educação profissional e o seu impacto para a área da arte nos Institutos Federais.

Mais informações podem ser acessadas no site oficial.

………………………………………………………………………………………………………………….

Saiba mais:

• Título da ação extensionista: ENPAIF Sul – I Encontro de Professores/as de Arte dos IFs da Região Sul
  • Coordenação: Juliana da Cruz Mülling
  • Resumo: os encontros de professores de Arte dos IFs, promovidos desde 2019 no RS, ampliam-se em diálogo com o ENPAIF, Encontro Nacional de Professores de Artes dos IFs, promovidos desde 2016, e com a ANPAIF, Associação Nacional de Professores de Artes dos IFs, com o objetivo de consolidar uma rede de compartilhamento de experiências entre os profissionais, bem como o fortalecimento das áreas de Arte no contexto da educação básica, profissional, técnica e tecnológica da Rede Federal. O I Encontro de Professores/as de Arte dos IFs da Região Sul apresenta-se no contexto pandêmico como estratégia para qualificar os processos remotos adotados no âmbito da pesquisa, ensino e extensão em Arte. O evento se realizará em agosto, nos dias 11, 12 e 13, nos turnos da noite, tarde e manhã, respectivamente e se articulará com o ENPAIF, previsto para novembro de 2021. A programação será composta por momentos de formação, com palestrantes, mesas para apresentação de relatos de experiências ocorridas no período de atividades remotas, e exposições de trabalhos artísticos junto à Galeria de Arte Cláudia Paim, do IFRS Campus Osório, e junto aos canais digitais da ANPAIF, os quais ficarão disponíveis para as comunidades dos campi durante e após o evento. Essa programação encontra-se em período de organização. Ao final do evento, será promovida uma plenária para debate acerca das novas diretrizes da EPT, sob a perspectiva dos paradigmas contemporâneos para o ensino de Arte.

Texto com informações da Comunicação do Campus Canoas