I Ciclo de Palestras Online do Curso Técnico em Informática promove encontro nesta quinta-feira

Ocorre nesta quinta-feira, 24 de setembro, o quinto encontro do I Ciclo de Palestras Online do Curso Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio do IFRS Campus Rolante.

A palestra é interdisciplinar envolvendo a temática do ensino-aprendizagem de termos técnicos da área de informática, em libras, para a comunidade de surdos.

Palestrante: Rafael Pinto Granada

Resumo do Currículo: Possui graduação em Ciência da Computação pela Universidade Católica de Pelotas (UCPEL).  Mestre em engenharia da computação na área de Informática na Educação pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG). Doutorando do curso de Educação em Ciências – FURG. Membro pesquisador do grupo Infoeduc – Informática na Educação. É técnico de informática lotado no Instituto de Matemática, estatística e Física (IMEF-FURG). Áreas de atuação: Educação de surdos e glossários técnicos em línguas de sinais.

Título da Palestra: iTecDeaf: Glossário de termos técnicos para surdos com interface acessível em LIBRAS.

Resumo da Palestra: Os surdos ingressos no ensino técnico e superior, em suas disciplinas, enfrentam o problema dos termos técnicos sem tradução em línguas de sinais. Os glossários especializados nesses termos existentes na internet apresentam um mesmo formato padrão de interface gráfica, estruturados com base na linguagem escrita, sem suporte para línguas de sinais e poucos recursos visuais adequados, caracterizando um problema de acessibilidade. Nessa palestra introduzimos o iTecDeaf, glossário de termos técnicos com interface acessível em LIBRAS, no qual apresentamos sua metodologia de desenvolvimento, funções, interface diferenciada e módulo para produção de sinais técnicos.

Data/horário: 24/09/2020, às 19h.

Link Google Meet:  meet.google.com/cie-cbbi-crz

*Haverá certificação para os participantes!