História e Memória da Educação Profissional e Tecnológica: I Encontro Numem/IFRS recebe trabalhos para apresentação

O encontro ocorrerá nos dias 03 e 04 de outubro e terá como temática “Memórias e Acervos da Educação Profissional e Tecnológica”

O primeiro Encontro do Núcleo de Memória do IFRS: História e Memória da Educação Profissional e Tecnológica ocorrerá nos dias 03 e 04 de outubro de 2023, com o tema central “Memórias e Acervos da Educação Profissional e Tecnológica”. O evento terá palestras e sessões de apresentações de trabalhos direcionadas a estudantes, servidores, pesquisadores e extensionistas de instituições de ensino técnico e tecnológico, assim como pesquisadores ou interessados na história da educação de todo o Brasil.

As atividades serão on-line, transmitidas pelo canal do YouTube do Núcleo de Memória do IFRS.

Submissões de trabalhos:

Os interessados em submeter trabalhos podem obter mais informações na página do evento, no site do Numem. O prazo para inscrições vai até 31 de agosto de 2023. São esperados trabalhos sobre temáticas da história da educação profissional e tecnológica, entre elas: patrimônio e cultura escolar, história e memória institucional, história do currículo, história dos profissionais da educação e estudantes.

As pesquisas e ações apresentadas deverão contribuir para a conscientização histórica, o desenvolvimento de ações de cidadania e de políticas voltadas ao aprimoramento do ensino profissional no país. Os artigos apresentados e aprovados nas sessões de comunicação serão publicados em livro eletrônico.

As sessões de apresentação de trabalhos ocorrerão pelo Google Meet, sem transmissão pelo YouTube.

Abertura do evento:

A conferência  de abertura abordará o tema: “O Rio dos Trabalhadores” e a História de Trabalho-Educação e será proferida pela professora Maria Ciavatta, titular em trabalho-educação no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal Fluminense.

Confira todas as informações na página do evento, no site do Numem IFRS. Dúvidas ou sugestões podem ser encaminhadas para o e-mail: [email protected].

O encontro é organizado pelo Núcleo de Memória do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS).

Transcrição da imagem acima:

03 de outubro de 2023

14h – Abertura e Conferência

O trabalho como fonte de pesquisa – “O Rio dos Trabalhadores” e a História de Trabalho-Educação

Profa. Dra. Maria Ciavatta

Professora Titular em Trabalho-educação no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal Fluminense – Currículo Lattes

16h às 18h – Sessões de apresentação de trabalhos

19h – Mesa Redonda: Acervos em Educação Profissional e Tecnológica

Profa. Dra. Olivia Morais de Medeiros Neta

Centro de Educação UFRN/PPG em Educação Profissional IFRN – Currículo Lattes

Profa. Dda. Júlia Naomi Kanazawa

Centro Paula Souza/SP – Currículo Lattes