[Fala Aí, Reitor] Confira os acontecimentos na agenda de agosto

Colegas do IFRS, compartilho com vocês um resumo das agendas do reitor e de acontecimentos importantes do mês de agosto. Espero que gostem e que ajude a acompanhar parte do que ocorre em nosso Instituto. Boa leitura!

IFRS no ranking das melhores universidades do mundo

Em agosto, tivemos uma notícia que encheu toda comunidade do IFRS de orgulho: o Instituto Federal do Rio Grande do Sul está na lista das melhores universidades do mundo. O ranking 2019 foi divulgado pelo Centro de Classificações Universitárias Mundiais (CWUR). Foram listadas 2 mil instituições de todo o mundo, e o IFRS aparece na posição 1.460 em nível mundial. Das instituições brasileiras que figuram na relação, 52 no total, o IFRS está com a 35ª colocação e é o único instituto federal a constar no ranking. Foi a primeira vez que um IF apareceu nesta seleta lista.

Congresso da União Estadual do Estudantes (UEE)

No dia 24 de agosto, participei da mesa de abertura do Congresso da União Estadual dos Estudantes do RS. Um congresso que ocorreu em um momento muito importante e que se propôs a discutir temas de grande relevância. A representação do IFRS estava numerosa e animada.

Audiência Pública sobre o Projeto “Future-se”

Tivemos em agosto uma audiência pública promovida pela Câmara dos Deputados e Assembleia Legislativa do RS para discutir o projeto “Future-se”. Estiveram presentes as instituições federais de ensino do Estado, sindicatos, movimento estudantil, Ministério Público Federal e deputados. É a sociedade gaúcha preocupada com o futuro da educação pública do Brasil!

Visita ao Campus Farroupilha

Seguindo as agendas em nossos campi, tivemos um dia muito produtivo no Campus Farroupilha. Reuniões com servidores e estudantes e com a equipe diretiva foram realizadas para discutir temas gerais, como orçamento e o projeto “Future-se”, e também para conversar sobre questões específicas da unidade.

Fórum de Educação Profissional e Tecnológica do IFRS

Ocorreu em Bento Gonçalves o II Fórum de Educação Profissional e Tecnológica (EPT), organizado pela Proen do IFRS. Foram dois dias de intensos debates e aprendizados. Participei da mesa redonda sobre o “Desafios e Perspectivas da Educação Profissional” e, particularmente, foi um momento especial e desafiador.

Lançamento do Portfólio Institucional

Paralelo ao Fórum de EPT, houve o lançamento do Portfólio IFRS, com o objetivo de facilitar a cooperação entre servidores do IFRS e estimular parcerias com organizações públicas e privadas. Acessem: https://portfolio.ifrs.edu.br/

Reunião do Conif de agosto

No início do mês de agosto, tivemos a reunião mensal do Conif, no Rio de Janeiro. A pauta principal foi a conjuntura orçamentária e os debates sobre o Projeto “Future-se”. Durante os dias da reunião também ocorreu uma bela homenagem da Câmara de Vereadores do Rio de Janeiro à Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica, que completa 110 anos em 2019.

Reunião do Conselho Superior (Consup)

Em agosto, tivemos uma reunião ordinária e outra extraordinária do nosso Conselho Superior do IFRS (Consup), ambas no Campus Alvorada. Como sempre ocorre, muitos temas em pauta (https://ifrs.edu.br/institucional/consup/pautas/). Um dos temas importante da reunião foi a deflagração do processo eleitoral que irá escolher reitor e diretores-gerais dos campi.Acompanhem e participem!

Conversas com estudantes e servidores sobre o Projeto “Future-se”

Ocorreram, em agosto, vários momentos de discussão sobre o Projeto Future-se nos campi do IFRS. Participei de encontros com estudantes e servidores para tratarmos do tema nos campiBento Gonçalves, Porto Alegre, Restinga e na Reitoria. Também houve encontros similares em Viamão e em Alvorada, com representação da Gestão do IFRS.

Inauguração da sede do Escritório de Projetos

Foi inaugurada a sede do Escritório de Projetos (EP) do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS), em Porto Alegre. O EP atua como articulador entre o IFRS e organizações públicas e privadas, procurando apresentar soluções inovadoras para as necessidades da comunidade. É um meio para se firmar parcerias e cooperação tecnológica que envolvam pesquisa aplicada, produção cultural, empreendedorismo, cooperativismo, no âmbito da educação, ciência e tecnologia. No mesmo local funcionará também outro setor muito importante na estrutura do IFRS: a Assessoria de Relações Étnico-raciais. Todos estão convidados a conhecer a sede e a envolver-se nos temas do EP e da Assessoria.

Era isso. Agosto foi repleto de acontecimentos.

Até breve e um grande abraço,

Júlio Xandro Heck