Estude no IFRS – Provas do Processo Seletivo de estudantes 2024/01 ocorrem no domingo

O exame de seleção para os candidatos inscritos no Processo Seletivo de estudantes 2024/01 do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) será realizado no próximo domingo, 03 de dezembro de 2023, em 16 municípios gaúchos.

Para os cursos de ensino médio com o técnico integrado*, as provas serão no turno da manhã; já para os cursos técnicos subsequentes ao ensino médio e os superiores de graduação, serão à tarde.

Os locais e endereços de onde serão feitas as provas podem ser conferidos no site de ingresso, por campus, buscando pelo nome do candidato na lista.

Fique atento:

• As provas do Campus Canoas serão realizadas na Universidade La Salle.
  • As provas do Campus Caxias do Sul serão realizadas no Campus Caxias do Sul do IFRS e na Universidade de Caxias do Sul (UCS).
  • As provas do Campus Osório serão realizadas no Campus Osório do IFRS e na Escola Prudente de Moraes.
  • As provas do Campus Rio Grande serão realizadas na Furg.
  • Nos demais (incluindo o Campus Rolante), as provas ocorrerão nas salas do próprio campus. Verifique com antecedência os locais de prova e endereços.

🖋️Cursos de ensino médio integrado ao técnico

A prova terá duração de três horas, com início às 8h30 (horário de Brasília), mas o candidato deve comparecer ao local uma hora antes, às 7h30, levando o seu documento de identificação com foto e caneta esferográfica azul ou preta. Para evitar aglomeração, os portões serão abertos às 7h45.

O exame será constituído por uma prova objetiva com 40 questões, sendo 10 de cada uma das seguintes áreas: Matemática; Ciências da Natureza; Ciências Humanas; e Língua Portuguesa.

Serão eliminados do exame de seleção, automaticamente, os candidatos que não acertarem pelo menos uma questão entre as 40 propostas.

*A prova será realizada para ingresso nos campi Bento Gonçalves, Canoas, Caxias do Sul, Erechim, Farroupilha, Feliz, Ibirubá, Osório, Restinga, Rio Grande, Rolante, Sertão, Vacaria e Veranópolis. O ingresso nos cursos dos campi Alvorada, Porto Alegre e Viamão se dará por sorteio público entre os inscritos, a ser realizado no dia 12 de dezembro de 2023.

🖋️Cursos técnicos subsequentes ao ensino médio

A prova terá duração de três horas e 30 minutos, com  início às 14h (horário de Brasília), mas o candidato deve comparecer ao local uma hora antes, às 13h, portando o seu documento de identificação com foto e caneta esferográfica azul ou preta. Para evitar a aglomeração, os portões serão abertos às 13h15.

O exame será constituído por uma prova objetiva com 40 questões, sendo 10 de cada área: Matemática e suas Tecnologias; Ciências da Natureza e suas Tecnologias; Ciências Humanas e suas Tecnologia; e Linguagem, Códigos e suas Tecnologias.

Os candidatos que não acertarem pelo menos uma questão entre as 40 propostas serão eliminados do exame de seleção.

🖋️Cursos superiores de graduação

A prova tem duração de quatro horas e 30 minutos, com  início às 14h (horário de Brasília), mas o candidato deve comparecer ao local uma hora antes, às 13h, com o seu documento de identificação com foto e caneta esferográfica azul ou preta. Para evitar aglomeração, os portões serão abertos às 13h15.

O exame será constituído por uma prova de Redação e uma prova objetiva com 45  questões de cada área: Matemática e suas Tecnologias – 10 questões; Ciências da Natureza e suas Tecnologias – 10 questões; Ciências Humanas e suas Tecnologias – 10 questões; e Linguagem, Códigos e suas Tecnologias – 15 questões.

Os candidatos que não acertarem pelo menos uma questão entre as 45 ou zerarem a prova de redação serão eliminados. Critérios que zeram automaticamente a redação: gênero textual diferente do solicitado e fugir do tema proposto.

📝Orientações importantes:

>> Chegue com antecedência – 1h antes do início do exame;

>> Saída da sala sem retorno: somente será permitida a partir de 1h após o início da prova.

>> Leve o seu documento de identificação com foto;

>> Leve caneta esferográfica azul ou preta;

>> Não use: véus, bonés, chapéus, gorros, lenços, aparelhos auriculares (com exceção daqueles candidatos que tiverem solicitado prova em condição especial), óculos escuros ou qualquer outro adereço que lhes cubra a cabeça, os olhos e os ouvidos;

>> Não porte: armas, malas, livros, calculadoras, gravadores ou quaisquer aparelhos eletrônicos similares;

>> Aparelhos eletrônicos: o candidato que se apresentar para a prova com qualquer tipo de aparelho eletrônico deverá, ao entrar na sala, desligá-lo e, sob orientação do fiscal, identificá-lo e depositá-lo no local determinado;

>> Água: é permitido levar uma garrafa de água para consumo;

>> Alimentos: não será permitido o consumo na sala de prova. Com o acompanhamento de um fiscal, o candidato poderá consumir alimento fora da sala;

📍Os candidatos devem seguir acompanhando o site de ingresso para saber sobre as próximas etapas do Processo Seletivo – acesse as Datas Importantes do site.