Estudantes realizam visita técnica a empresa pioneira na produção de sementes na América Latina

Um grupo de 14 estudantes do 4º ano do Curso Técnico em Agropecuária integrado ao Ensino Médio do IFRS Campus Rolante realizou visita técnica na Empresa Isla Sementes, no dia 07 de junho, acompanhado pela professora Adriana Regina Corrent e pelos técnicos-administrativos Samoel Giehl e Eliane Lima de Aquino.

A Isla Sementes é uma empresa brasileira de sementes, pioneira na América Latina na produção e comercialização de sementes de hortaliças, flores, temperos, ervas
e árvores nativas. Durante a visita, os estudantes tiveram a oportunidade de conhecer a sede da empresa, em Porto Alegre, local onde as sementes são recebidas, selecionadas, embaladas, armazenadas e comercializadas. Nesta unidade da empresa, é mantida uma horta experimental e o Laboratório de Análises de Sementes, considerado um dos melhores do país.

Em Viamão, na Estação Experimental Isla Itapuã, visitaram os cultivos onde as sementes são colocadas em testes. Também foram visitadas as áreas de cultivo em estufa de tomates de diferentes variedades, beringelas, pimentões coloridos, plantas bioativas e PANC. No campo, puderam visualizar uma imensa variedade de couves-flores, couves folhas do tipo kale, beterrabas e cenouras coloridas. “A atividade possibilitou aos estudantes aliar o conhecimento teórico-prático por meio de uma visita multidisciplinar, envolvendo tecnologia de sementes olerícolas, e relacionar os conhecimentos adquiridos em sala de aula com a prática do Técnico em Agropecuária”, ressalta a professora Adriana Corrent.

Na Estação Experimental também são realizados os processos de melhoramento de várias cultivares, trabalho que garante ao produtor receber, a cada ano, uma semente que vai produzir hortaliças, temperos, ervas medicinais e flores com características sempre de qualidade. No final da visita técnica, os estudantes do IFRS Campus Rolante ainda tiveram a oportunidade de conhecer a trilha ecológica na área de preservação ambiental da Isla, com explicações sobre a estaçãol, flora, fauna, ecossistema e paisagem local, chegando até ao Lago Guaíba.