Estudantes do Campus Rolante realizam visita técnica em cabanha

Para aproximar teoria e prática, compartilhar vivências e conhecimentos, estudantes do curso Técnico em Agropecuária do Campus Rolante do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS) realizaram uma visita técnica à Cabanha São Nunca, localizada em Araricá-RS. A cunicultura (criação de coelhos) é a principal atividade da propriedade, que cria aproximadamente 30 raças e tem exemplares vencedores da Expointer 2019.

A visita ocorreu no dia 27 de setembro de 2019, envolvendo as turmas de 2º e 3º anos do curso Integrado ao Ensino Médio e alunos do 3º semestre do curso Concomitante/Subsequente ao Ensino Médio, do Curso Técnico em Agropecuária. Foi organizada pelos professores Andressa Minussi Pereira Dau, Izelmar Todero e Gabriela Javornick Barroso.

O grupo observou coelhos de raças voltadas economicamente para carne, pele, lã e companhia. O criador Vitor Hugo Santos Costa explicou o manejo nutricional – incluindo sua plantação destinada à alimentação dos coelhos –, reprodutivo e sanitário. Eles também discutiram sobre o mercado e o aproveitamento dos subprodutos dos animais.

Conforme a professora Andressa, a visita proporcionou a perspectiva de uma parceria entre o Campus e a Cabanha que, se concretizada, possibilitará aproximar os estudantes do mundo do trabalho e contribuir para o desenvolvimento da ciência na área da cunicultura. A docente salienta que a atividade é de fácil implantação, principalmente em pequenas propriedades, pois o coelho é prolífico (gera prole numerosa), dócil e de simples manejo. Além disso, quando bem planejada pode gerar ganhos econômicos com baixo investimento.